Buscar

QUESTãO 17 Resposta B B) CORRETA. O autor, ao incorrer na brincadeira de palavras, ‘escrever claro’ não é certo, mas é claro, certo” relativiza o...

QUESTãO 17 Resposta B
B) CORRETA. O autor, ao incorrer na brincadeira de palavras, ‘escrever claro’ não é certo, mas é claro, certo” relativiza o uso do advérbio “claramente” em nome da “fácil compreensão”. Ao realizar esse jogo de palavras com um desvio, o autor relativiza a ideia e questiona se todas as regras gramaticais são realmente necessárias.
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa analisa a oração proposta – ‘escrever claro’ não é certo, mas é claro, certo – de maneira isolada e desconectada do contexto do texto. Apesar de no trecho o autor realizar um questionamento, tal indagação reflete sobre uma regra gramatical específica, e não sobre o conjunto delas. Ao longo do texto, o autor admite que é necessário respeitar algumas regras básicas da gramática”.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece na fala do autor a “quebra” de algumas normas gramaticais, inferindo dessa forma que o autor nega as regras gramaticais. Tal interpretação não dialoga com o restante do texto, já que a oração ‘escrever claro’ não é certo, mas é claro, certo” dialoga com a possibilidade de algumas regras serem “opcionais”, mas não há a negação da importância de todas as regras.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece no trecho “Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis” a possibilidade de “abandonar” algumas regras gramaticais, de tal forma que seria possível inferir que todas as regras são arbitrárias. Entretanto, uma leitura atenta nos permite perceber que o autor explicita quais regras são dispensáveis e quais não são.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa realiza uma leitura parcial do texto e não identifica o “erro” no jogo de palavras, assim como não estabelece relação entre a oração ‘escrever claro’ não é certo, mas é claro, certo” com o restante da crônica. O autor reconhece a necessidade das regras gramaticais – Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes – para em seguida, ao brincar com a própria gramática e relativizar tais regras. Além disso, o aluno não reconhece, na sutileza da brincadeira do autor, a própria relativização da regra gramatical.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a B. O autor relativiza o uso do advérbio "claramente" em nome da "fácil compreensão". Ao realizar esse jogo de palavras com um desvio, o autor relativiza a ideia e questiona se todas as regras gramaticais são realmente necessárias. As outras alternativas são incorretas porque não correspondem ao que é dito no texto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais