Buscar

10. Escreva uma resenha crítica sobre uma obra. Apesar de a resenha poder incitar as pessoas a lerem, esse não é objetivo dela, que foca no elogio ...

10. Escreva uma resenha crítica sobre uma obra. Apesar de a resenha poder incitar as pessoas a lerem, esse não é objetivo dela, que foca no elogio ou na crítica de determinada obra, o que geralmente atrai pessoas que já estão interessadas em ler determinado livro (ou até mesmo em assistir a um filme ou a outras obras, como peças teatrais).
D) INCORRETA. A resenha é um gênero utilizado para que as pessoas possam recomendar ou não obras. Esse tipo de texto é muito utilizado entre leitores e espectadores comuns, bem como no meio acadêmico. Portanto, o principal foco da resenha é levar a opinião do resenhista a outras pessoas, que podem concordar ou não com o ponto de vista de quem a escreveu. Logo, apesar de a resenha poder auxiliar ou não na venda de determinada obra, o objetivo principal dela não é esse.
E) INCORRETA. A resenha não lista livros, mas sim analisa determinada obra, que pode ser um livro, como é o caso do texto-base. Nessa resenha, é feita uma crítica positiva do livro, que é inserido no campo da disciplina Língua Portuguesa.
QUESTÃO 22 Resposta E
Habilidade: H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa deixa-se ser influenciado pelo ideal do que deve representar o homem de um ambiente hostil como o tratado na obra de Jorge Amado. No entanto, a alternativa está incorreta, pois não contempla a temática da opressão na relação entre os coronéis-trabalhadores no que tange às terras de plantio de cacau.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa, ainda que demonstre reconhecer que o trecho se relaciona à violência que circunda a exploração do cacau, falha em distinguir entre a violência simbólica que os jornais representam e a violência concreta, física, que essa atividade econômica impõe aos homens e à natureza no romance de Jorge Amado.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa guia-se pela exitosa produção cacaueira apontada no excerto. No entanto, a alternativa está incorreta, pois gera a ideia de sucesso sobre a dominação da terra, anulando o tema da violência aos trabalhadores e dos danos à natureza.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa deixa-se ser influenciado pela construção inicial que situa ferramentas de abate e destruição. Contudo, o excerto não sintetiza a obra de Jorge Amado no que diz respeito às relações de violência entre classes em razão da tomada de terras pelos coronéis e do produto econômico do cacau como símbolo dessa violência.
E) CORRETA. O trecho traz elementos concretos que evidenciam a violência da exploração do cacau, tanto em relação à natureza, com a indicação de queimadas e derrubadas de mata, como em relação aos homens, uma vez que estes são vigiados pelos capatazes que portam armas de repetição como modo de “assegurar” seu trabalho.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Somos Enem 1 - Dia01 - Gabarito
35 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas essa não é uma pergunta. É um texto com uma questão de vestibular. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o texto ou a questão, por favor, reformule sua pergunta. Estou aqui para ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais