Buscar

QUESTãO 36 Resposta D A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o excerto menciona autores de diferentes períodos histór...

QUESTãO 36 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o excerto menciona autores de diferentes períodos históricos, como Camões, Vieira e Machado de Assis. No entanto, ignora que o texto em questão não se centra nas origens históricas da língua, e sim em seus diferentes registros artísticos.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o excerto menciona autores de diferentes países e regiões lusofalantes. No entanto, ignora que o texto em questão não se centra na diversidade geográfica da língua, e sim em seus diferentes registros artísticos.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que nem todos os autores mencionados no excerto correspondem a um mesmo grau de formalidade, uma vez que nesse leque de cultores da língua estão presentes figuras como Machado de Assis e o comediante Didi Mocó. No entanto, ignora que o texto em questão não se centra formalidade ou informalidade da língua, e sim em seus diferentes registros artísticos.
D) CORRETA. O texto de Sérgio Rodrigues reflete, a partir do relato de uma conversa entre seu autor e o escritor Amós Oz, acerca da riqueza do patrimônio linguístico de uma língua. No excerto, tal como a Bíblia para os falantes do hebraico, escritores como Antônio Vieira e Machado de Assis figuram como possíveis referências para lusofalantes. Entretanto, como ressalta Rodrigues, é preciso ter consciência do que se faz ao se valer da intertextualidade da língua, pois esta é marcada por uma considerável pluralidade de possibilidades artística, compreendendo de Camões, centro do cânone português, a Didi Mocó, artista popular brasileiro.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o autor do excerto estabelece um paralelo entre o patrimônio linguístico do hebraico e o da língua portuguesa. No entanto, ignora que o texto em questão não se centra na relação entre o português e outros idiomas, e sim em seus diferentes registros artísticos.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão 36 é a alternativa D. O texto de Sérgio Rodrigues reflete sobre a riqueza do patrimônio linguístico de uma língua, destacando a pluralidade de possibilidades artísticas que a língua portuguesa oferece, desde autores clássicos como Camões e Vieira até artistas populares como Didi Mocó. O autor ressalta a importância de ter consciência do que se faz ao se valer da intertextualidade da língua.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais