Buscar

Resposta correta: B C 5 H 22 a) (F) Como se afirma no texto, os movimentos revolucionários egípcios foram liderados por jovens da elite letrada do ...

Resposta correta: B C 5 H 22
a) (F) Como se afirma no texto, os movimentos revolucionários egípcios foram liderados por jovens da elite letrada do Cairo. Ainda que a inclusão das comunidades periféricas por meio da educação também fosse uma pauta do movimento, a criação de universidades populares não era o principal objetivo da ação apresentada.
b) (V) Em 14 de fevereiro de 2011, 18 dias após o início dos protestos no Egito, o ditador Hosni Mubarak assinou a sua renúncia, passando o poder para o Exército. Esse momento, apesar de não indicar a implementação das melhorias sociais, econômicas e políticas exigidas pelos manifestantes, possibilitou o início de um longo processo de lutas e reivindicações que se prolongam até o presente.
c) (F) Nos anos anteriores ao início da revolução, a população do Egito havia aumentado de forma expressiva. Embora o direito a moradias dignas fosse uma reivindicação dos manifestantes, isso não ocorreria por meio da organização de abrigos coletivos, mas pela criação de oportunidades econômicas que permitissem às pessoas pagar por uma moradia. Para os manifestantes, a deposição do ditador Mubarak seria a primeira etapa para o alcance das transformações sociais, políticas e econômicas da nação.
d) (F) Mesmo o desemprego sendo uma realidade enfrentada pelos manifestantes, a geração de empregos não era, necessariamente, o fim último de toda a mobilização realizada nesse momento histórico do Oriente. Portanto, ainda que fosse uma das pautas, o acesso ao mercado de trabalho seria parte da nova estruturação decorrida do afastamento do então governo.
e) (F) Embora, no Egito, exista um sistema de saúde social que atenda às pessoas mais necessitadas, este não funciona de forma eficiente, uma vez que as crises política e econômica do país afetam diretamente seu funcionamento. Além disso, a fundação de novos hospitais não era a principal pauta das manifestações, apesar de ser uma consequência esperada após a mudança de governo.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Em 14 de fevereiro de 2011, 18 dias após o início dos protestos no Egito, o ditador Hosni Mubarak assinou a sua renúncia, passando o poder para o Exército. Esse momento, apesar de não indicar a implementação das melhorias sociais, econômicas e políticas exigidas pelos manifestantes, possibilitou o início de um longo processo de lutas e reivindicações que se prolongam até o presente."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais