Buscar

Resposta correta: D C 3 H 14 (F) De fato, os bandeirantes participaram ativamente do processo de colonização de diversas regiões do território bras...

Resposta correta: D C 3 H 14
(F) De fato, os bandeirantes participaram ativamente do processo de colonização de diversas regiões do território brasileiro, tendo conquistado muitas terras. Entretanto, a catequização dos indígenas não foi uma característica da ação desse grupo, uma vez que eles pretendiam dominar e escravizar os povos nativos.
(F) Embora o processo de interiorização colonial promovido pelos bandeirantes tenha influenciado tanto nas negociações mercantis do país quanto na aculturação de povos africanos e nativos, esses aspectos não são identificados de forma direta no trecho.
a) (F) Ambos os textos afirmam que as ações de Vargas visavam a uma identificação dos trabalhadores com a sua política trabalhista mesmo que o presidente, em si, estivesse distante da realidade dessa classe. No texto I, o autor deixa claro que, como proprietário rural, Vargas nunca participou diretamente das lutas trabalhistas. Assim, é incoerente afirmar que ele pretendia integrar as manifestações populares.
b) (F) Apesar de, no texto II, ser apresentado o esforço pedagógico e identitário da apropriação varguista do feriado do Primeiro de Maio, no texto I, indica‑se que a associação do presidente à data comemorativa visava à sua legitimação enquanto governante. Entende‑se, portanto, que os textos não sustentam uma intenção varguista de disseminar a im‑ portância do feriado, mas de utilizá‑lo a seu favor.
c) (F) Embora seja conhecido como “pai dos pobres”, como se afirma no texto I, Getúlio não tinha a intenção de efetivar as requisições trabalhistas, mas de mobilizar um sentimento de identificação e de acolhimento entre os trabalhadores em relação ao seu governo. Nos textos, isso fica evidente quando os autores indicam que o então presidente se aproximou da causa trabalhista para legitimar seu mandato e suas decisões.
d) (V) Em ambos os textos, apresenta‑se a ideia de que, ao se aproximar das causas trabalhistas, Getúlio tinha a intenção de legitimar seu governo e promover a identificação da coletividade com o seu mandato. Assim, entende‑se que, ao fazer isso, Vargas exaltava sua figura de líder populista e que favoreceria, teoricamente, as massas.
e) (F) Nos textos, ao comentar sobre a associação e ressignificação do Primeiro de Maio, os autores sustentam uma função identitária e influenciadora dessa aproximação do presidente com a data. Para eles, essa função não está voltada ao favorecimento dos operários, mas à legitimação do governo.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Em ambos os textos, apresenta‑se a ideia de que, ao se aproximar das causas trabalhistas, Getúlio tinha a intenção de legitimar seu governo e promover a identificação da coletividade com o seu mandato. Assim, entende‑se que, ao fazer isso, Vargas exaltava sua figura de líder populista e que favoreceria, teoricamente, as massas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais