Buscar

Resposta correta: E C 6 H 30 (F) A delimitação de reservas extrativistas contribui para a preservação de espaços naturais e da cultura de comunidad...

Resposta correta: E C 6 H 30
(F) A delimitação de reservas extrativistas contribui para a preservação de espaços naturais e da cultura de comunidades tradicionais, todavia não é considerada uma ação efetiva para inibir a ocorrência das chuvas ácidas, já que, para evitá‑las, é necessário atuar diretamente no combate à presença de gases poluentes na atmosfera.
(F) Embora pesquisas científicas apontem que os defensivos químicos têm sua parcela de contribuição para a ocorrência de chuvas ácidas, eles são, em certa medida, necessários para a produção agrícola em larga escala. Portanto, o que deve ser feito não é a proibição do uso desses produtos, mas um monitoramento para o emprego deles ser realizado de forma adequada.
(F) A energia nuclear não é considerada uma fonte poluente para além das áreas em que está implantada, ainda que seja um recurso não renovável. Sendo assim, substituir o uso desse tipo de energia nas indústrias não é uma ação prioritária para evitar a ocorrência de chuvas ácidas.
(F) Medidas que garantam o escoamento superficial das águas pluviais não podem ser apontadas como efetivas para evitar a ocorrência de chuvas ácidas, pois têm como foco inibir as consequências negativas da precipitação, e não combater as causas que, no caso apresentado no texto, envolvem a poluição atmosférica.
(V) Tendo em vista que as chuvas ácidas são uma consequência do problema da poluição atmosférica, que, por sua vez, é intensificado pela ocorrência de queimadas, é correto afirmar que o poder público deve inibir tais atos por meio de uma fiscalização efetiva. Essa é uma das formas de conter a liberação de gases poluentes na atmosfera.
a) (F) Embora as universidades medievais apresentassem justificativas racionais às desigualdades sociais diferentes das explicações religiosas indicadas pelas escolas cristãs, esse aspecto não é apresentado no texto como contraponto entre as instituições.
b) (V) No texto, ao indicar que as universidades estimulavam seus alunos a pensar e contestar o objeto de estudo em concomitância ao desenvolvimento da escolástica, o autor faz referência ao fato de que esse modelo de ensino tentava conciliar a razão e o cientificismo à teologia cristã. Nesse sentido, o ensino universitário, que promovia a racionalidade, se contrapunha ao ensino totalmente religioso promovido pelas escolas católicas do período.
c) (F) Assim como o ensino proposto nas escolas medievais, o ensino das universidades escolásticas, apresentadas no texto, defendia a fé cristã, muito disseminada no período. Portanto, é incorreto afirmar que a defesa de uma divindade única pelas universidades estava em oposição ao ensino das escolas.
d) (F) Diferentemente do que se afirma na alternativa, a escolástica promovia críticas à busca pelo lucro e pelos juros do comércio. Assim como as escolas cristãs, as universidades medievais teciam críticas às atividades mercantis e burguesas em emergência durante a Baixa Idade Média.
e) (F) Embora, como se afirma no texto, as universidades medievais incentivassem a contestação de conhecimentos e práticas determinados apenas pela religião, elas não ampliaram a liberdade religiosa a diferentes crenças. Na verdade, o ambiente universitário medieval estava inserido no contexto cultural do período e, portanto, combatia comportamentos heréticos e imorais, bem como o paganismo e a não aceitação de Deus.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "(V) No texto, ao indicar que as universidades estimulavam seus alunos a pensar e contestar o objeto de estudo em concomitância ao desenvolvimento da escolástica, o autor faz referência ao fato de que esse modelo de ensino tentava conciliar a razão e o cientificismo à teologia cristã. Nesse sentido, o ensino universitário, que promovia a racionalidade, se contrapunha ao ensino totalmente religioso promovido pelas escolas católicas do período."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais