Buscar

Resposta correta: B C 1 H 3 (F) Apesar de a imagem apontar para uma variação na incidência solar nos hemisférios ao longo do ano, ela está equivoca...

Resposta correta: B C 1 H 3
(F) Apesar de a imagem apontar para uma variação na incidência solar nos hemisférios ao longo do ano, ela está equivocada ao indicar que o inverno é o período em que a luminosidade é maior no Hemisfério Norte.
(V) O diagrama ilustra corretamente o movimento de translação do planeta e o seu eixo de inclinação. Esses elementos provocam a sucessão dos solstícios e equinócios e, assim, a variação das estações do ano e do tempo de duração dos dias e das noites. Durante o solstício de verão no Hemisfério Sul, que ocorre no mês de dezembro, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio e a duração do dia atinge o seu máximo, como pode ser observado no gráfico analisado na questão.
(F) A imagem está equivocada ao indicar que os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer (situado no Hemisfério Norte) tanto no solstício de verão quanto no de inverno.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra V. O diagrama ilustra corretamente o movimento de translação do planeta e o seu eixo de inclinação, que provocam a sucessão dos solstícios e equinócios e, assim, a variação das estações do ano e do tempo de duração dos dias e das noites. Durante o solstício de verão no Hemisfério Sul, que ocorre no mês de dezembro, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio e a duração do dia atinge o seu máximo, como pode ser observado no gráfico analisado na questão. As outras alternativas estão incorretas, como indicado na explicação da questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais