Buscar

Qual é a diferença entre tentativa perfeita e tentativa imperfeita? Quais as consequências desta diferenciação na aplicação da lei penal.

Essa pergunta também está no material:

PROVA ORAL MAGISTRATURA   3650 QUESTOES
195 pág.

Direito Civil III Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A tentativa perfeita ocorre quando o agente pratica todos os atos necessários para a consumação do crime, mas, por circunstâncias alheias à sua vontade, não consegue produzir o resultado pretendido. Já a tentativa imperfeita ocorre quando o agente não consegue realizar todos os atos necessários para a consumação do crime. Na aplicação da lei penal, a diferença entre tentativa perfeita e tentativa imperfeita é que, na primeira, o agente responde pelo crime tentado, enquanto na segunda, o agente responde apenas pelos atos já praticados, não sendo possível a punição pelo crime tentado. Além disso, a pena para a tentativa perfeita é reduzida de um a dois terços em relação à pena prevista para o crime consumado, enquanto na tentativa imperfeita a pena é a mesma prevista para o crime consumado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais