Buscar

(FGV - OAB UNI NAC/OAB/XXVI Exame/2018): Marcos, servidor do Poder Executivo federal, entende que completou os requisitos para a aposentadoria volu...

(FGV - OAB UNI NAC/OAB/XXVI Exame/2018): Marcos, servidor do Poder Executivo federal, entende que completou os requisitos para a aposentadoria voluntária, razão pela qual requereu, administrativamente, a concessão do benefício ao órgão competente. o pedido foi negado pela Administração. Não satisfeito com a decisão, Marcos interpôs recurso administrativo. Tendo enunciado como parâmetro e considerando o disposto na Lei n° 9.784/99, assinale a afirmativa correta.
a) o recurso, salvo disposição legal diversa, tramitará por, no mínimo, três instâncias administrativas.
b) o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, que, se não a reconsiderar, encaminhará o apelo à autoridade superior.
c) recurso e todos os atos subsequentes praticados pela Administração no âmbito do processo administrativo, em regra, devem apresentar forma determinada.
d) Marcos somente poderá alegar questões de legalidade, como a incompetência da autoridade que proferiu a decisão, não lhe sendo permitido solicitar reexame do mérito da questão apreciada.
Gabarito: Letra B.

Essa pergunta também está no material:

Questões comentadas de Direito Administrativo
1 pág.

Direito Administrativo I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a Lei n° 9.784/99, a alternativa correta é a letra B: "o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, que, se não a reconsiderar, encaminhará o apelo à autoridade superior". O recurso administrativo deve ser dirigido à autoridade que proferiu a decisão, que poderá reconsiderá-la ou encaminhar o recurso à autoridade superior, caso mantenha a decisão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais