Buscar

(INAZ do Pará - Adv (CRF SC)/CRF SC/2018): Sobre a anulação, revogação e convalidação dos atos administrativos, à luz da Lei 9.784/1999, pode-se af...

(INAZ do Pará - Adv (CRF SC)/CRF SC/2018): Sobre a anulação, revogação e convalidação dos atos administrativos, à luz da Lei 9.784/1999, pode-se afirmar estar de acordo com a legislação:
A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, independente dos direitos adquiridos.
o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em três anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
No caso de efeitos patrimoniais contínuos, prazo de prescrição contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.
Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.
Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos insanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.
a) A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, independente dos direitos adquiridos.
b) o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em três anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
c) No caso de efeitos patrimoniais contínuos, prazo de prescrição contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.
d) Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.
e) Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos insanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

Essa pergunta também está no material:

Questões comentadas de Direito Administrativo
1 pág.

Direito Administrativo I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, independente dos direitos adquiridos." Isso porque a anulação de um ato administrativo é obrigatória quando este apresenta vício de legalidade, enquanto a revogação é uma faculdade da Administração, que pode ser exercida por motivo de conveniência ou oportunidade, independentemente dos direitos adquiridos pelos destinatários do ato. As demais alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais