Buscar

A distrofia muscular de Duchenne é um caso de   herança restrita ao cromossomo sexual Y.   padrão de herança ligada ao cromossomo X.   inibiç...

A distrofia muscular de Duchenne é um caso de
  herança restrita ao cromossomo sexual Y.
  padrão de herança ligada ao cromossomo X.
  inibição do efeito de determinado alelo por outro alelo.
  efeito cumulativo da expressão de dois ou mais genes.
  determinação de uma característica por mais de dois alelos.
a) (F) A herança restrita ao sexo relacionada ao cromossomo Y se refere à expressão de características apenas nos indivíduos do sexo masculino, uma vez que mulheres não possuem esse cromossomo. Esse não é o caso da doença descrita no texto, uma vez que a distrofia muscular de Duchenne pode afetar também as mulheres, embora com uma frequência menor.
b) (V) A herança ligada ao sexo está relacionada ao cromossomo X e se refere à expressão de genes ligados a partes desse cromossomo que não são homólogas ao cromossomo Y. Esse tipo de herança se manifesta em frequências distintas entre homens e mulheres. Esse é o caso da distrofia muscular de Duchenne, uma doença com padrão de herança ligado ao sexo que afeta com mais frequência os homens do que as mulheres. Para os homens (XY) manifestarem a condição, basta que apresentem um alelo recessivo (Xd); já no caso das mulheres (XX), a manifestação da condição exigiria dose dupla do alelo recessivo (XdXd), o que é menos provável. De modo geral, nas famílias com casos de distrofia de Duchenne, as mulheres são portadoras do alelo recessivo, ou seja, heterozigotas (XDXd), ou homozigotas dominantes (XDXD), não manifestando a doença em nenhuma dessas situações, a não ser no caso de inativação do cromossomo XD nas mulheres heterozigotas, por exemplo.
c) (F) Na interação gênica epistática, os alelos epistáticos possuem ação inibitória e afetam a expressão de outros alelos, chamados de hipostáticos. Esse não é o caso da distrofia muscular de Duchenne, que é uma doença com padrão de herança ligada ao sexo.
d)(F) Na herança quantitativa, os alelos de dois ou mais genes apresentam efeito cumulativo, o que gera uma variedade de expressões fenotípicas. Esse não é o caso da distrofia muscular de Duchenne, uma doença que possui padrão de herança ligada ao cromossomo X.
e)(F) A distrofia muscular de Duchenne é uma doença recessiva ligada ao cromossomo X. Nessa doença, há apenas dois alelos: um dominante e outro recessivo, sendo este último o responsável por manifestar a doença quando presente no genótipo do homem (XdY) ou em dose dupla no genótipo da mulher (XdXd).

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: padrão de herança ligada ao cromossomo X. A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X, que afeta principalmente os homens. As mulheres podem ser portadoras do gene recessivo, mas raramente apresentam a doença.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais