Buscar

5. Propriedade Intelectual É o ramo do Direito que protege a atividade criativa humana. Não é o bem final que é protegido, mas sim a ideia. Designa...

5. Propriedade Intelectual
É o ramo do Direito que protege a atividade criativa humana. Não é o bem final que é protegido, mas sim a ideia. Designa um composto de direitos que visam aos mesmos fins: assegurar a uma pessoa física ou jurídica o pleno exercício dos seus meios industriais e comerciais e garanti-lo contra as intromissões de terceiros por meio de usurpação e comportamentos ilícitos.
5.1 Bens Protegidos pela Propriedade Intelectual
Atualmente, o Direito Industrial brasileiro é regulado pela Lei nº 9279/94, Lei da Propriedade Industrial – LPI, que traz quatro bens jurídicos tutelados pela propriedade industrial:
• Invenção: é o ato em que alguém cria um determinado objeto, fórmula ou qualquer outro produto que era desconhecido. É protegido por patente.
• Modelo de utilidade: é um aperfeiçoamento técnico da invenção. Há um acréscimo na utilidade do bem, pois deve representar um avanço tecnológico, que os técnicos da área reputem como engenhoso. É protegido por patente.
• Desenho industrial, também chamado de design: é a alteração na forma e nas cores dos objetos, mas com mera finalidade estética, sem que represente nenhum melhoramento. Distingue-se da obra de arte já que vai ter aplicação na indústria. É protegido pelo registro.
• Marca: sinal distintivo que identifica produtos ou serviços. Também irá receber o registro.
5.2 Condições da Patente
Para se conceder uma patente é preciso que a invenção ou o modelo de utilidade atendam essas quatro condições:
• Novidade: a invenção tem que ser desconhecida dos cientistas ou pesquisadores especializados.
• Atividade inventiva: não decorre de modo óbvio.
• lndustriabilidade: possibilidade de utilização ou produção do invento por qualquer tipo de indústria.
• Desimpedimento: por razões de ordem pública, a invenção não pode ser patenteada. São três impedimentos atuais: invenções contrárias à moral, produtos resultantes da transformação do núcleo atômico e seres vivos.
5.3 Condições do registro
Quanto às condições de registro, temos que separar o registro do desenho industrial do registro da marca.
► 5.3.1 Registro do desenho industrial
O registro de desenho industrial possui três condições:
• Novidade: mesma novidade exigida para as patentes.
• Originalidade: configuração visual distinta em relação aos objetos anteriores.
• Desimpedimento: não pode ser registrado desenho que tenha natureza puramente artística – as obras de arte são protegidas pelo direito autoral –; ofenda a moral e os bons costumes e apresente forma comum.
► 5.3.2 Registro de marca
O registro da marca também irá demandar três requisitos para a concessão:
• Novidade relativa: necessário para que a marca cumpra sua função de identificar o serviço ou produto.
• Não colidência com marca notória: pode ser indeferido o pedido de registro que coincida com outra marca notória.
• Desimpedimento.
5.4 Proteção à propriedade industrial
Quem consegue a patente ou o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI tem o direito exclusivo sobre o uso da invenção, do modelo de utilidade, do desenho ou da marca.
Todo direito industrial pode ser licenciado – alugado – ou cedido – vendido. A forma mais comum de se fazer tal licença é por meio do contrato de franquia.
A propriedade industrial envolve interesse público e deve ser usada em acordo com os interesses sociais. Pode haver a quebra da patente, como nos casos de medicamentos que tenham grande importância, mas são inacessíveis à grande parte da população devido ao seu alto preço.
Se houver uso inadequado da patente, há a possibilidade de ocorrer licença compulsória ou obrigatória de patentes, que significa uma suspensão temporária do direito de exclusividade do titular de uma patente. Enquanto estiver valendo essa suspensão, será permitida a produção, o uso, a venda ou a importação do produto ou processo patenteado, por um terceiro, sem necessidade da autorização do titular da patente.
Os bens protegidos pela propriedade industrial são de natureza patrimonial e, por isso, sua proteção trata de um direito disponível. Sendo propriedade industrial pode ser alienada ou cedida pelo seu proprietário de acordo com sua autonomia privada, bastando que haja o interesse na alienação.
5.5 Extinção da Propriedade Industrial
O Direito Industrial pode se extinguir nas seguintes hipóteses:
• decurso do prazo de duração;
• caducidade;
• falta de pagamento de retribuição devida ao INPI;
• renúncia do titular;
• inexistência de representante legal no país.

Essa pergunta também está no material:

269_Lição_5
10 pág.

Ética I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Propriedade Intelectual é o ramo do Direito que protege a atividade criativa humana, visando assegurar a uma pessoa física ou jurídica o pleno exercício dos seus meios industriais e comerciais e garanti-lo contra as intromissões de terceiros por meio de usurpação e comportamentos ilícitos. A Lei da Propriedade Industrial - LPI, regulamenta o Direito Industrial brasileiro e traz quatro bens jurídicos tutelados pela propriedade industrial: invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e marca. Para conceder uma patente é preciso que a invenção ou o modelo de utilidade atendam quatro condições: novidade, atividade inventiva, industria bilidade e desimpedimento. O registro de desenho industrial possui três condições: novidade, originalidade e desimpedimento. Já o registro da marca demanda três requisitos para a concessão: novidade relativa, não colidência com marca notória e desimpedimento. Quem consegue a patente ou o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI tem o direito exclusivo sobre o uso da invenção, do modelo de utilidade, do desenho ou da marca. A propriedade industrial pode ser licenciada ou cedida pelo seu proprietário de acordo com sua autonomia privada, bastando que haja o interesse na alienação. O Direito Industrial pode se extinguir em algumas hipóteses, como decurso do prazo de duração, caducidade, falta de pagamento de retribuição devida ao INPI, renúncia do titular e inexistência de representante legal no país.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais