Logo Passei Direto
Buscar
O termo Tigres Asiáticos faz alusão a países ou áreas que se industrializaram, ao longo do século XX, com estratégias de grande competitividade no mercado internacional. Dentro da denominação existem os Tigres Asiáticos (primeira geração) e os Novos Tigres Asiáticos. Assinale a alternativa que contém apenas Tigres Asiáticos

a) Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura.
b) Filipinas, Indonésia, Tailândia e Malásia.
c) Vietnã, Laos, Camboja e Mianmar.
d) Bangladesh, Nepal, Butão e Sri Lanka.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. Esses países foram considerados os Tigres Asiáticos da primeira geração, pois apresentaram um rápido crescimento econômico e industrialização nas décadas de 1960 e 1970, com base em políticas de exportação e investimentos em tecnologia e educação. Já os Novos Tigres Asiáticos incluem países como Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas, que também apresentaram um crescimento econômico significativo nas décadas seguintes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O gráfico acima apresenta o crescimento do PIB (em %) no período de 2000 a 2015. Conforme se observa, o país tem apresentado grandes oscilações no seu crescimento econômico. Considerando-se esse processo, analise as afirmativas. I. O rápido crescimento econômico nos anos 2000 contribuiu para o aumento do fluxo de investimentos estrangeiros e transformou o país no mais importante do grupo dos BRICS. II. Os capitais estrangeiros têm sido atraídos pelo crescimento do mercado interno e pela possibilidade de exploração dos recursos naturais, especialmente no setor energético. III. Mesmo com a crise mundial de 2009, os investimentos externos continuaram crescendo, o que possibilitou a recuperação da economia russa, tornando-a uma das mais sólidas do mundo e a mais importante do grupo dos BRICS. IV. Após 2009, o crescente boicote imposto pelos Estados Unidos e pela União Europeia, em resposta à anexação da Criméia e ao apoio aos separatistas ucranianos, promoveu a redução acentuada no fluxo de investimentos e a consequente queda do PIB. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. O rápido crescimento econômico nos anos 2000 contribuiu para o aumento do fluxo de investimentos estrangeiros e transformou o país no mais importante do grupo dos BRICS.
II. Os capitais estrangeiros têm sido atraídos pelo crescimento do mercado interno e pela possibilidade de exploração dos recursos naturais, especialmente no setor energético.
III. Mesmo com a crise mundial de 2009, os investimentos externos continuaram crescendo, o que possibilitou a recuperação da economia russa, tornando-a uma das mais sólidas do mundo e a mais importante do grupo dos BRICS.
IV. Após 2009, o crescente boicote imposto pelos Estados Unidos e pela União Europeia, em resposta à anexação da Criméia e ao apoio aos separatistas ucranianos, promoveu a redução acentuada no fluxo de investimentos e a consequente queda do PIB.
a) Apenas II e IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.

Os Tigres Asiáticos, contemplados por políticas internacionais contra o avanço sino-soviético, industrializaram-se com grande rapidez e apresentaram importantes avanços econômicos nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, esses países se tornaram

a) centros logísticos, controlando a oferta de bens de consumo no mundo ocidental.
b) áreas de livre comércio, utilizando moeda única para ampliar a troca de mercadorias.
c) tecnopolos, adotando o compartilhamento de patentes em inovações produtivas.
d) plataformas de exportação, oferecendo produtos industriais mais baratos.
e) mercados emergentes, criando relações equânimes entre burguesia e proletariado.

China e Índia são dois gigantes que possuem inúmeras semelhanças, como, por exemplo, o fato de serem os países mais populosos do mundo e fazerem parte dos chamados BRICS. Apesar disso, guardam inúmeras características que os diferenciam entre si. Sobre as diferenças entre esses dois gigantes, podemos citar os fatos de que, enquanto: I. a Índia baseia sua matriz energética no petróleo e na energia nuclear, a China prioriza o gás natural e o carvão mineral. II. a China implantou um rígido programa de controle de natalidade, a Índia não tem demonstrado a mesma preocupação ao longo das últimas décadas. III. a China dispõe de uma maior diversidade cultural, a Índia possui uma cultura milenar, o que lhe garante maior homogeneidade étnica e linguística. IV. o modelo econômico chinês privilegiou a produção industrial, a Índia está se convertendo numa economia de serviços, na qual se destacam setores como tecnologia da informação e biotecnologia. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
I. a Índia baseia sua matriz energética no petróleo e na energia nuclear, a China prioriza o gás natural e o carvão mineral.
II. a China implantou um rígido programa de controle de natalidade, a Índia não tem demonstrado a mesma preocupação ao longo das últimas décadas.
III. a China dispõe de uma maior diversidade cultural, a Índia possui uma cultura milenar, o que lhe garante maior homogeneidade étnica e linguística.
IV. o modelo econômico chinês privilegiou a produção industrial, a Índia está se convertendo numa economia de serviços, na qual se destacam setores como tecnologia da informação e biotecnologia.
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) I e IV

Em que região do continente asiático estão localizados os Tigres Asiáticos?

a) Ásia Central.
b) Oriente Médio.
c) Extremo Oriente.
d) Sudeste Asiático.

O Canal do Panamá já tem mais de 100 anos de funcionamento, foi inaugurado em 1914 e ampliado em 2016 para receber navios ainda maiores com capacidade para 14.000 containers. Para se ter uma ideia, em 2017, passaram 13.548 navios pelo canal, somando mais de 403,8 milhões de toneladas em carga. Ele é uma das maiores obras de engenharia do mundo, um canal artificial de aproximadamente que permite a passagem de grandes navios:

a) ininterruptamente durante poucas horas.
b) encurtando o caminho entre o Atlântico e o Pacífico.
c) onerando o preço da viagem devido ao custo do pedágio.
d) advindos do oriente médio em direção à China.