Logo Passei Direto
Buscar
A base monetária é controlada pelo Banco Central do Brasil. Considerando o conceito de base monetária e seus componentes, pode-se apontar corretamente que: É a soma do papel-moeda em poder do público com os depósitos à vista. A base monetária corresponde aos meios de pagamento M1 na economia. Os valores emitidos por bancos comerciais fazem parte da base monetária. O M1 na economia é dado pelo total dos depósitos à vista. Os depósitos à vista, uma vez realizados, não são afetados por empréstimos.
User badge image
Lunae Parracho

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A base monetária é composta pelo papel-moeda em poder do público e pelos depósitos à vista que os bancos têm no Banco Central. Vamos analisar as afirmações: 1. É a soma do papel-moeda em poder do público com os depósitos à vista. - Correto. 2. A base monetária corresponde aos meios de pagamento M1 na economia. - Parcialmente correto, pois M1 inclui a base monetária, mas também considera outros meios de pagamento. 3. Os valores emitidos por bancos comerciais fazem parte da base monetária. - Incorreto, pois a base monetária é controlada pelo Banco Central e não inclui a moeda criada pelos bancos comerciais. 4. O M1 na economia é dado pelo total dos depósitos à vista. - Incorreto, M1 inclui depósitos à vista e papel-moeda em circulação. 5. Os depósitos à vista, uma vez realizados, não são afetados por empréstimos. - Incorreto, pois os depósitos à vista podem ser afetados por empréstimos, já que os bancos podem emprestar uma parte dos depósitos. Portanto, a única afirmação correta é a primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "É a soma do papel-moeda em poder do público com os depósitos à vista." A base monetária é a quantidade de dinheiro emitida pelo Banco Central de um país, que inclui o papel-moeda em circulação e os depósitos que os bancos comerciais mantêm no Banco Central. Os valores emitidos pelos bancos comerciais não fazem parte da base monetária, mas sim da oferta monetária ampliada. O M1 na economia é dado pelo total dos depósitos à vista, mas não é a mesma coisa que a base monetária. E os depósitos à vista podem ser afetados por empréstimos, já que os bancos podem usar esses depósitos para conceder empréstimos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Contabilmente, a captação típica de recursos em um banco de investimentos se dá através de:
Empréstimos no mercado interbancário, registrados no ativo.
Emissão de ações do próprio banco, que são registradas em seu ativo.
Depósitos à vista, registrados no passivo.
Emissão de letras de câmbio, registradas no ativo
Depósitos a prazo, registrados no passivo.

O conceito de moeda a define como uma mercadoria que se tornou necessária a partir da divisão social do trabalho, tendo como objetivo seminal facilitar as trocas mercantis entre os agentes econômicos.
Para que um bem funcione de maneira eficiente como moeda em uma economia, quais características físicas e critérios precisa cumprir?
Unidade de conta e Divisibilidade.
Corretagem e Padronização.
Padronização e Divisibilidade.
Diversificação e Corretagem.
Padronização e Diversificação.

Há uma relação fundamental entre moeda e taxa de juros; abaixo seguem afirmacoes sobre esses dois elementos e sua relação:
Está (ão) correta(s):
I. Pode-se entender os juros como a remuneração que um indivíduo recebe por renunciar a moeda no presente para recebê-la novamente no futuro.
II. De modo geral, a taxa de juros é formada a partir da combinação entre a oferta e a demanda por títulos públicos e moeda.
III. Quanto maior a taxa de juros, maior será a demanda por moeda, pois são variáveis positivamente relacionadas.
I e III.
Somente I.
II e III.
I e II.
Somente II.

Suponha que a função de demanda por moeda em uma economia seja estável. Suponha também que, em determinada reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), o Banco Central decida elevar a taxa de juros em relação a seu patamar atual.
Operacionalmente, a nova meta de juros poderá ser alcançada por meio de:
Deslocamento da curva de oferta de moeda para a esquerda, a fim de levar a taxa de juros para o novo patamar desejado.
Manutenção nos mesmos níveis da curva de demanda e oferta de moeda, a fim de levar a taxa de juros para o novo patamar desejado.
Deslocamento da curva de demanda de moeda para a direita, a fim de levar a taxa de juros para o novo patamar desejado.
Deslocamento da curva de oferta de moeda para a direita, a fim de levar a taxa de juros para o novo patamar desejado.
Deslocamento da curva de demanda de moeda para a esquerda, a fim de levar a taxa de juros para o novo patamar desejado.

A teoria quantitativa da moeda é uma teoria de:
Determinação da demanda especulativa por moeda.
Determinação da taxa de juros.
Determinação da demanda por moeda.
Análise de como a taxa de juros afeta a demanda por moeda.
Determinação da oferta por moeda.

(UDESC/2019) Choques de oferta, como a elevação dos preços do petróleo derivado de acordos da restrição de produção por parte de países membros da OPEP, restrições legais, desastres e eventos ambientais extremos podem afetar os custos de produção e os preços gerais da economia como um todo.
Com relação aos choques de oferta, assinale a alternativa correta.
Um choque de oferta pode ser revertido com uma política monetária expansionista, revertendo o processo inflacionário com base no aumento do preço dos combustíveis e derivados do petróleo.
Uma quebra de safra agrícola e redução da oferta de alimentos tendem a reduzir os salários e lucros, e estabilizar os preços gerais da economia.
Acidentes ambientais de grandes proporções não afetam a produtividade de uma economia, somente os preços relativos.
Uma estiagem prolongada, que afete, negativamente, a produtividade agrícola de uma economia fechada, pode elevar os preços e salários gerais.
Aumento das restrições ambientais, como a ampliação de área de preservação na vizinhança de curso d'água, pode reduzir a produtividade agrícola e os preços gerais da economia como um todo.

(FUNDATEC/2021) Em um regime no qual a moeda é de curso forçado, o dinheiro é garantido pela confiança no órgão emissor. Nesse contexto, a oferta de moeda desempenha papel importante.
Analise as seguintes assertivas sobre esse tema e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A compra e venda de ativos, pelo Banco Central, em troca de moeda, é um dos instrumentos do governo para controle da oferta de moeda.
( ) Através de janelas de redesconto, o Banco Central pode afetar a oferta de moeda, concedendo empréstimo aos bancos comerciais.
( ) A modificação da taxa de redesconto não se presta como instrumento do controle monetário.
( ) As operações de câmbios, nas quais o Banco Central compra ou vende ativos em moeda estrangeira, não afetam a oferta de moeda.
F - F - F - F.
V - V - F - F.
F - F - V - V.
V - V - V - F.
V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina