Buscar

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende o valor conativo do uso do imperativo (escuta), mas não observa que, diferente de ou...

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende o valor conativo do uso do imperativo (escuta), mas não observa que, diferente de outras tradições, o poema não se preocupa em fazer uso da linguagem emotiva, portanto abdicando do tom solene e se aproximando a um tom cotidiano.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que, apesar da aparente simplicidade, a função poética estrutura o poema de Francisco Alvim. No entanto, não observa que o poeta abre mão do tom confessional e da função emotiva da linguagem para flertar com outras reverberações da linguagem.
C) CORRETA. Os poemas de Francisco Alvim funcionam como um mosaico de vozes que aponta para recortes de falas cotidianas que, nos contornos do poema, ressoam de forma especial, dando ênfase a certos saberes que, escondidos no dia a dia, ganham forma e profundidade na estrutura do poema. O uso da linguagem poética, portanto, pretende evocar as funções conativa (quer ver? escuta) e fática (vou ali, volto já) que, remetendo a suas reverberações cotidianas, revelam por meio da linguagem poética – sua realização final – outras camadas de significação.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece o uso da função fática da linguagem (vou ali, volto já). No entanto, não observa que esse uso é utilizado no poema para criar um tom descompromissado e não melancólico.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece na fatura do poema o tom descompromissado que o poema constrói ao lançar mão de uma estrutura de parece recolher vozes externas. No entanto, não verifica que a função emotiva da linguagem não está em jogo.
Resposta C

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. Os poemas de Francisco Alvim funcionam como um mosaico de vozes que aponta para recortes de falas cotidianas que, nos contornos do poema, ressoam de forma especial, dando ênfase a certos saberes que, escondidos no dia a dia, ganham forma e profundidade na estrutura do poema. O uso da linguagem poética, portanto, pretende evocar as funções conativa (quer ver? escuta) e fática (vou ali, volto já) que, remetendo a suas reverberações cotidianas, revelam por meio da linguagem poética – sua realização final – outras camadas de significação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais