Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia da Educação

Colégio Objetivo
5. (Unisc 2022) Apesar das contribuições pioneiras de Auguste Comte, três teóricos foram fundamentais para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência social a partir da segunda metade do século XIX: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Em relação às teorias sociológicas desses três autores, pode-se afirmar que:
I. Émile Durkheim se preocupou em mostrar a função social das instituições sociais na dinâmica de organização e de desenvolvimento das sociedades modernas.
II. Karl Marx foi decisivo na compreensão das desigualdades sociais nas sociedades modernas, ao propor uma explicação das desigualdades entre as classes sociais centrada na dimensão cultural.
III. Max Weber contribui na compreensão da importância da religião no desenvolvimento das sociedades modernas, argumentando que os valores religiosos, uma vez interiorizados pelos indivíduos, tornam-se importantes motivos das ações, inclusive económicas.
IV. Para Karl Marx, o modo de produção capitalista tem uma característica fundamental: a mercantilização da força de trabalho, expressão de relações sociais de produção caracterizadas pela exploração e pela dominação.
V. Max Weber foi um dos teóricos que analisou o fenômeno burocrático nas sociedades modernas, argumentando que a burocracia é um sistema que prejudica o funcionamento do Estado moderno.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Émile Durkheim se preocupou em mostrar a função social das instituições sociais na dinâmica de organização e de desenvolvimento das sociedades modernas. Verdadeiro, Durkheim realmente focou na função das instituições sociais e como elas contribuem para a coesão social. II. Karl Marx foi decisivo na compreensão das desigualdades sociais nas sociedades modernas, ao propor uma explicação das desigualdades entre as classes sociais centrada na dimensão cultural. Falso, Marx enfatizou a dimensão econômica e as relações de produção como fundamentais para entender as desigualdades sociais, não a dimensão cultural. III. Max Weber contribui na compreensão da importância da religião no desenvolvimento das sociedades modernas, argumentando que os valores religiosos, uma vez interiorizados pelos indivíduos, tornam-se importantes motivos das ações, inclusive económicas. Verdadeiro, Weber realmente analisou a relação entre religião e economia, especialmente em sua obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo". IV. Para Karl Marx, o modo de produção capitalista tem uma característica fundamental: a mercantilização da força de trabalho, expressão de relações sociais de produção caracterizadas pela exploração e pela dominação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Marx argumentou que a força de trabalho se torna uma mercadoria no capitalismo, levando à exploração. V. Max Weber foi um dos teóricos que analisou o fenômeno burocrático nas sociedades modernas, argumentando que a burocracia é um sistema que prejudica o funcionamento do Estado moderno. Falso, embora Weber tenha analisado a burocracia, ele não a considerou apenas como algo que prejudica o funcionamento do Estado; ele viu a burocracia como uma forma de organização eficiente, embora também reconhecesse suas desvantagens. Com base nessa análise, os itens verdadeiros são I, III e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: não há uma alternativa correta que contenha todos os itens verdadeiros, pois a questão não apresenta uma opção que inclua I, III e IV juntos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) I, II, III e IV estão corretas. Justificativa: I. Émile Durkheim se preocupou em mostrar a função social das instituições sociais na dinâmica de organização e de desenvolvimento das sociedades modernas. Essa afirmação está correta, pois Durkheim defendia que as instituições sociais tinham uma função importante na manutenção da ordem social. II. Karl Marx foi decisivo na compreensão das desigualdades sociais nas sociedades modernas, ao propor uma explicação das desigualdades entre as classes sociais centrada na dimensão econômica. Essa afirmação está incorreta, pois a explicação de Marx para as desigualdades sociais estava centrada na dimensão econômica, não cultural. III. Max Weber contribuiu na compreensão da importância da religião no desenvolvimento das sociedades modernas, argumentando que os valores religiosos, uma vez interiorizados pelos indivíduos, tornam-se importantes motivos das ações, inclusive econômicas. Essa afirmação está correta, pois Weber defendia que a religião tinha um papel importante na formação dos valores e das ações dos indivíduos. IV. Para Karl Marx, o modo de produção capitalista tem uma característica fundamental: a mercantilização da força de trabalho, expressão de relações sociais de produção caracterizadas pela exploração e pela dominação. Essa afirmação está correta, pois Marx defendia que a exploração e a dominação eram características fundamentais do modo de produção capitalista. V. Max Weber foi um dos teóricos que analisou o fenômeno burocrático nas sociedades modernas, argumentando que a burocracia é um sistema que prejudica o funcionamento do Estado moderno. Essa afirmação está incorreta, pois Weber defendia que a burocracia era um sistema racional e eficiente de organização, que poderia contribuir para o funcionamento do Estado moderno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. (Uece 2020) No que concerne à Ciência Social, atente para o seguinte postulado teórico-científico:
“O conhecimento da sociedade só pode ser alcançado através da investigação científica e da observação das leis que governam a estabilidade social e a mudança social. O entendimento científico dessas leis pode trazer a mudança. A ciência social pode ser usada para construir um mundo melhor”.
O livro da Sociologia. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2015.
Tomando como referência esse postulado teórico-científico, assinale a afirmação verdadeira.
a) A corrente teórica postulada acima é a do Materialismo Dialético Histórico, definido por Karl Marx, que tem como princípio explicativo da realidade a explicação de que as realidades socio-históricas se movem pelas contradições.
b) A descrição científica em destaque diz respeito ao entendimento de ciência social do Positivismo de Auguste Comte na defesa de uma Sociologia que descobrisse as leis sociais e contribuísse para o progresso das sociedades.
c) O postulado acima retrata a perspectiva da Sociologia Compreensiva, promovida nos escritos de Max Weber, que entende a necessidade da compreensão dos significados da ação social para explicar causalmente os fenômenos sociais.
d) A perspectiva teórica sociológica desse postulado é a do Funcionalismo de Émile Durkheim, que apresenta o entendimento de como as funções sociais de cada indivíduo, membro de uma sociedade, conjugam-se para manutenção e coesão da coletividade.

Mais conteúdos dessa disciplina