Buscar

Acerca do controle da administração e do princípio da autotutela, julgue os itens a seguir. 01. O controle administrativo sobre os órgãos da admini...

Acerca do controle da administração e do princípio da autotutela, julgue os itens a seguir.
01. O controle administrativo sobre os órgãos da administração direta é um controle interno, que permite à administração pública anular os próprios atos, quando ilegais, ou revogá-los, quando inoportunos ou inconvenientes.
02. Controle administrativo é o poder de fiscalização e correção que a administração pública exerce sobre sua própria atuação, contudo apenas sob o aspecto de mérito, para o fim de confirmar, rever ou alterar condutas internas.
03. O controle administrativo é instrumento jurídico de fiscalização sobre a atuação dos agentes e órgãos públicos, realizado de ofício por iniciativa própria, não se aceitando provocação da parte interessada.
04. O controle administrativo decorre do poder-dever de autotutela que a administração dispõe sobre os seus próprios atos e agentes.
05. Está correto afirmar que, o controle administrativo
a) é exercido por meio de fiscalização hierárquica, apenas.
b) dos atos do Poder Executivo é exercido pelo Poder Legislativo.
c) permite a anulação dos atos administrativos por conveniência e oportunidade.
d) deriva do poder-dever de autotutela que a Administração tem sobre seus próprios atos e agentes.
e) não pode ser exercido pelos Poderes Judiciário e Legislativo.
06. No que se refere à forma de controle da Administração Pública, considere:
I. O controle exercido pela Administração direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da Administração indireta deriva do poder de tutela.
II. O controle que visa verificar a oportunidade e conveniência administrativas do ato controlado, como regra, compete exclusivamente ao próprio Poder que, atuando na função de Administração Pública, editou o ato administrativo.
a) subsequente e preventivo.
b) de mérito e subsequente.
c) de legalidade e finalístico.
d) finalístico e de mérito.
e) hierárquico e de legalidade.

Essa pergunta também está no material:

03-03_AlfaCon--controle-da-administracao-publica-classificacoes-quanto-a-amplitude-controle-hierarquico-controle-finalistico-especies-de-controle-contro
3 pág.

Direito Constitucional I Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

01. Correto. O controle administrativo é um controle interno que permite à administração pública anular os próprios atos, quando ilegais, ou revogá-los, quando inoportunos ou inconvenientes. 02. Incorreto. O controle administrativo não se limita ao aspecto de mérito, mas também abrange a legalidade e a finalidade dos atos administrativos. 03. Incorreto. O controle administrativo pode ser realizado de ofício ou por provocação da parte interessada. 04. Correto. O controle administrativo decorre do poder-dever de autotutela que a administração dispõe sobre os seus próprios atos e agentes. 05. Correto. O controle administrativo deriva do poder-dever de autotutela que a Administração tem sobre seus próprios atos e agentes. Resposta: Alternativa D. 06. Correto. O controle exercido pela Administração direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da Administração indireta deriva do poder de tutela. O controle que visa verificar a oportunidade e conveniência administrativas do ato controlado, como regra, compete exclusivamente ao próprio Poder que, atuando na função de Administração Pública, editou o ato administrativo. Resposta: Alternativa D.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais