Logo Passei Direto
Buscar
Na produção de roscas em casa e na padaria, usam-se como ingredientes: farinha de trigo, sal, ovos, leite, fermento biológico, açúcar, manteiga, etc. Há o preparo da massa para posteriormente levar a rosca para assar no forno. Na produção dessas roscas, só NÃO ocorre: a) transformação do glicogênio em glicose. b) fermentação alcoólica por fungo. c) uso e produção de ATP na glicólise. d) liberação de CO2 e participação de NADH2.

User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas não ocorre na produção de roscas: a) Transformação do glicogênio em glicose - Essa transformação ocorre principalmente em organismos que armazenam glicogênio, como animais, e não é um processo relevante na produção de roscas, que utiliza principalmente carboidratos da farinha. b) Fermentação alcoólica por fungo - Este é um processo que ocorre na produção de pães e roscas, onde o fermento biológico (fungos) converte açúcares em álcool e CO2. c) Uso e produção de ATP na glicólise - A glicólise é uma via metabólica que ocorre durante a fermentação e gera ATP, então isso acontece na produção de roscas. d) Liberação de CO2 e participação de NADH2 - Durante a fermentação, há liberação de CO2 e a produção de NADH, então isso também ocorre. Dessa forma, a alternativa que não ocorre na produção de roscas é: a) transformação do glicogênio em glicose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Na produção de roscas em casa e na padaria, só não ocorre a transformação do glicogênio em glicose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A maioria dos seres vivos produz ATP para suas necessidades energéticas por meio da respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são degradadas, liberando energia para a produção de ATP. A degradação da molécula orgânica glicose, durante a respiração, ocorre em três etapas metabólicas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Sobre as etapas metabólicas, são feitas algumas afirmativas:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A glicólise é uma etapa extramitocondrial e anaeróbica do processo de respiração celular.
II. A fase aeróbica da respiração em eucariotos ocorre dentro da mitocôndria e compreende o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.
III. O ciclo de Krebs é uma fase aeróbica da respiração celular que ocorre nas cristas mitocondriais.
IV. Na cadeia respiratória, etapa da respiração celular que ocorre nas cristas mitocondriais, o aceptor final de elétrons é o oxigênio.
a) II e IV
b) I, II e III
c) III e IV
d) I, II e IV

A hidrólise de ATP é uma reação altamente:
a) endergônica
b) aeróbia
c) volátil
d) exergônica

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome da molécula que constitui a principal fonte de energia química para a célula:
a) Adenosina trifosfato
b) Adenosina difosfato
c) Adenosina monofosfato
d) Adenosina

No esquema, os algarismos I e II referem-se a dois processos de produção de energia. As letras X e Y correspondem às substâncias resultantes de cada processo. Assinale a alternativa que indica a relação entre o processo de produção de energia e a respectiva substância resultante.
a) Em I o processo é fermentação e a letra X indica a substância água.
b) Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância álcool.
c) Em II o processo é fermentação e a letra Y indica a substância água.
d) Em II o processo é respiração e a letra Y indica a substância álcool.
e) Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância água.

Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a
a) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
b) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microorganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
c) respiração anaeróbica, na qual os microorganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
d) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
e) reprodução vegetativa dos microorganismos presentes no fermento. O carboidrato e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.

O fermento biológico usado na fabricação de pães provoca o aumento do volume da massa como consequência da produção de:
a) CO2, a partir da água acrescentada à massa do pão.
b) CO2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.
c) O2, a partir da fermentação do amido existente na farinha do pão.
d) N2, a partir da fermentação do açúcar acrescentado à massa do pão.
e) O2, a partir da respiração do açúcar acrescentado à massa do pão.

Os esquemas representam três rotas metabólicas possíveis, pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia.
Quais rotas ocorrem em ambiente totalmente anaeróbico?
As rotas 1 e 2, correspondentes a processos de fermentação, ocorrem em condições anaeróbicas.

Um pesquisador descobriu que uma sequência errada de aminoácidos numa determinada enzima era a causa de uma grave doença em ratos. Supondo que fosse possível realizar uma terapia para corrigir permanentemente a sequência de aminoácidos, em que ponto do esquema esta terapia deveria atuar?
Justifique.
Para corrigir permanentemente a sequência de aminoácidos, a terapia deve atuar no gene (DNA). O gene é um segmento da fita do DNA que contém uma sequência de bases que codifica a produção de uma proteína. A alteração nessa sequência de bases pode corrigir a sequência de aminoácidos. Em qualquer outro ponto a terapia não agiria de forma permanente, sendo necessária a atuação constante.

Mais conteúdos dessa disciplina