Buscar

Sobre a Amazônia Azul, foram feitas as seguintes afirmacoes: I. A denominação Amazônia Azul justifica-se, pois apenas nesse ambiente são encontrada...

Sobre a Amazônia Azul, foram feitas as seguintes afirmacoes:
I. A denominação Amazônia Azul justifica-se, pois apenas nesse ambiente são encontradas as cianobactérias, que conferem a coloração azul ao mar.
II. Assim como a Amazônia, a Amazônia Azul caracteriza-se pela rica diversidade de espécies, muitas delas de elevado potencial econômico.
III. Tanto a Amazônia quanto a Amazônia Azul desempenham importante papel no controle da temperatura da Terra. Em ambas, ocorre o seqüestro do CO2 atmosférico, um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa.
IV. A Amazônia é um exemplo de bioma do tipo floresta temperada, mas a Amazônia Azul não pode ser considerada um bioma uma vez que não é possível caracterizarem-se, nesse ambiente aquático, as diferentes formações fitogeográficas.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios com gabarito - Ecologia biosfera
11 pág.

Biologia Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Federal do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) I, II e IV, apenas. Justifica-se a denominação Amazônia Azul, pois a região é rica em biodiversidade, assim como a Amazônia, e possui elevado potencial econômico, além de ser uma área de grande importância estratégica para o país. No entanto, a afirmativa I está incorreta, pois a coloração azul do mar não é causada apenas pelas cianobactérias, mas sim pela reflexão da luz solar na superfície da água. Quanto à afirmativa III, embora a Amazônia Azul tenha um papel importante no controle da temperatura da Terra, ela não é responsável pelo sequestro do CO2 atmosférico, como ocorre na Amazônia. Por fim, a afirmativa IV está incorreta, pois a Amazônia Azul é um ecossistema marinho e não pode ser caracterizada como um bioma do tipo floresta temperada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais