Buscar

Quando um profissional da saúde ou um prestador do serviço de saúde deixa de cumprir uma obrigação ou de obedecer a uma regra contratual ou legal, ...

Quando um profissional da saúde ou um prestador do serviço de saúde deixa de cumprir uma obrigação ou de obedecer a uma regra contratual ou legal, gerando danos ao consumidor-paciente, deverá ser responsabilizado por este ato. Esse desejo, para o direito, chama-se responsabilidade civil.
Sobre a responsabilidade civil de médicos e de hospitais na prestação de seus serviços, assinale a alternativa correta:

a) A responsabilidade civil do médico é objetiva e prescinde de culpa.
b) A responsabilidade civil dos médicos é subjetiva, dependendo da demonstração da culpa.
c) A responsabilidade médica empresarial, no caso de hospitais, é objetiva, independentemente do tipo de dano experimentado pelo paciente.
d) Admite-se a responsabilização objetiva do hospital mesmo nos casos em que a culpa do médico é expressamente excluída.
e) A responsabilidade objetiva do hospital não se limita aos serviços única e exclusivamente relacionados com o estabelecimento empresarial propriamente dito.

Essa pergunta também está no material:

Av1 - Direito Hospitalar
4 pág.

Direito Hospitalar AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A responsabilidade civil dos médicos é subjetiva, dependendo da demonstração da culpa. Isso significa que, para que o médico seja responsabilizado civilmente, é necessário que haja a comprovação de que ele agiu com culpa ou negligência no exercício de sua profissão. Já a responsabilidade civil dos hospitais é objetiva, ou seja, independe da comprovação de culpa, desde que haja o nexo causal entre a conduta do hospital e o dano sofrido pelo paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais