Logo Passei Direto
Buscar

História

ESTÁCIO
O termo África Branca pode ser considerado: equivocado, pois dá uma noção de unidades que não existem equivocada pois apesar de islâmicas os grupos eram morenos, não brancos. equivocada pois o norte da África é negro e o sul é branco como uma boa forma de diferenciar a áfrica negra e islâmica um dado aceito pela historiografia pois isola a África em duas partes
User badge image
Jonathas Nunes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O termo "África Branca" é considerado equivocado, pois dá uma noção de unidades que não existem. A África é um continente diverso, com diferentes grupos étnicos, culturais e religiosos, e não pode ser dividida de forma tão simplista em "branca" e "negra". Além disso, o termo é problemático porque reforça a ideia de que a "brancura" é superior à "negritude", o que é racista e preconceituoso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O diálogo da História com outras disciplinas, especialmente ao longo do século XX, foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre a história e a cultura do continente africano.
Sobre esse aspecto, podemos considerar:
I. As relações entre a História e a Antropologia são de grande valia para a interpretação das diferentes culturas africanas;
II. O uso dos métodos arqueológicos é importante para análise da cultura material das diferentes sociedades;
III. O diálogo da História com a Sociologia se mostra eficaz na identificação dos grupos sociais que se encontram num nível de desenvolvimento mais avançado e aqueles que ainda estão em estágio mais primitivo.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa III está correta

¿Eu tinha 19 anos. Minha colega de quarto americana ficou chocada comigo. Ela perguntou onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem e ficou confusa quando eu disse que, por acaso, a Nigéria tinha o inglês como sua língua oficial?. ADICHIE, C. Os Perigos de uma História Única. A reação mencionada no texto esconde uma característica presente no imaginário do senso comum sobre a África. Sob isto, assinale a alternativa correta.
A confusão relatada no texto refere-se à dificuldade em entender a adoção do inglês como língua oficial em um continente marcado por lutas fratricidas e guerras civis.
O texto representa, de forma anedótica, o senso comum estereotipado acerca do continente africano.
A reação da amiga americana é reflexo de uma visão nacionalista de que sua língua deveria ser restrita aos países anglófilos.
A citação é expressiva dos perigos de uma história única, neste caso, daquela que os africanos contaram sobre si mesmos.
A confusão da colega de quarto, mencionada no texto, está ligada à valorização da multiplicidade de línguas nativas no continente africano.

A imagem difundida da África é a de uma região homogênea, de florestas densas, habitada por animais selvagens e tribos formadas por homens e mulheres negros que viviam muito distantes do denominado ¿mundo civilizado¿.
Uma das maneiras de começarmos a desconstruir essa imagem é conhecendo a geografia do continente, sua diversidade climática e vegetativa. Assim, entre, os tipos de vegetação que NÃO se encontra na África é possível destacar:
Tundra
Oásis
Mediterrânea
Savanas
Desértica

O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam
cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.
médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.
trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.
trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.
longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contratantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.

Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:
a história da humanidade teve início há um milhão de anos na região conhecida na Antiguidade como Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.
as pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.
entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.
a invenção da escrita, da roda e do fogo é o que caracteriza os povos considerados com história, que se estabeleceram às margens do Nilo, há milhares de anos.
o elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há cerca de 2 milhões de anos, no continente europeu.

Sobre a sociedade egípcia antiga, é possível afirmar: I. O soberano do Egito era o faraó, uma espécie de Deus na terra. II. Os nobres cuidavam de assuntos administrativos, tributários e religiosos menores. III. Os soldados eram figuras importantes na história do Egito graças à interferência nos assuntos políticos e religiosos. IV. A principal força do Egito eram seus trabalhadores, escribas, artesãos, comerciantes e agricultores.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I e IV estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
AS afirmativas III e IV estão corretas.
AS afirmativas II e III estão corretas.

QUAL FATOR GEOGRÁFICO POSSIBILITOU O DESENVOLVIMENTO DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA NA ANTIGUIDADE?
A EXISTÊNCIA DO RIO NILO QUE POSSIBILITOU A PRÁTICA DA AGRICULTURA EM SUAS MARGENS, A PESCA E O USO DE SUAS ÁGUAS PARA DIVERSAS FINALIDADES.
O CLIMA SUBTROPICAL E O ALTO ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO (ÍNDICE DE CHUVAS) O TERRITÓRIO EGÍPCIO, FAVORECENDO A AGRICULTURA NA REGIÃO.
A EXISTÊNCIA DE UMA DENSA FLORESTA TROPICAL NO NORDESTE DO CONTINENTE AFRICANO.
A PRESENÇA DO DESERTO DO SAARA QUE FAVORECEU O ESTABELECIMENTO DE ALDEIAS NA REGIÃO.
A EXISTÊNCIA DE CIDADES QUE JÁ APRESENTAVAM UM CERTO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, FACILITANDO O CONTROLE DE DETERMINADOS FENÔMENOS DA NATUREZA.

A principal atividade econômica do reino Kush era:
Mineração
Comércio
Criação de animais
Agricultura
Artesanato

Sobre a África subsaariana, antes do século XV, podemos afirmar:
I. Era composta de sociedades sem escrita e, portanto, sem história; II. Era composta de diversas sociedades com organizações diferentes, indo desde aldeias de agricultores e criadores até verdadeiros impérios bem estruturados; III. A escravidão só passou a existir a partir da expansão marítima européia do século XV; IV. Houve um processo de islamização de vários reinos do Sudão, a partir do século VII, embora a maioria de suas populações permanecesse com suas religiões tradicionais.
São corretas as opções: I e II
III e IV
I e IV
I e III
II e IV

Mais conteúdos dessa disciplina