Logo Passei Direto
Buscar
A compostagem no Brasil vem sendo tratada apenas sob perspectiva de “eliminar o lixo doméstico” e não como um processo industrial que gera produto, necessitando de cuidados ambientais, ocupacionais, marketing , qualidade do produto etc. Tanto isso é verdade que quando as usinas são terceirizadas, as empreiteiras pagam por lixo que entra na usina e não por composto que é vendido, e o preço, que muitas usinas cobram, é simbólico. A compostagem no Brasil precisa ser encarada mais seriamente. Na usina de compostagem, o composto:
a) O composto é repleto de matéria orgânica.
b) Todos os metais são retidos. O alumínio também.
c) O resíduo que vai para o composto apresenta microrganismo, mas são benéficos para o processo e não precisam ser incinerados.
d) Não há necessidade de fazer esterilização do composto.
a) Processo de decomposição aeróbica e exotérmica da substância orgânica biodegradável pelos microrganismos.
b) O composto é repleto de matéria orgânica.
c) Que apresenta alumínio não é retirado e enriquece o composto com esse metal.
d) É contaminado por bactérias e fungos, devendo ser incinerado.
e) Pode ser usado como adubo somente se houver esterilização para matar os microrganismos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre o composto na compostagem: a) O composto é repleto de matéria orgânica. - Correto, pois o composto é, de fato, rico em matéria orgânica proveniente da decomposição de resíduos. b) Todos os metais são retidos. O alumínio também. - Não é verdade, pois nem todos os metais são retidos no processo de compostagem. c) O resíduo que vai para o composto apresenta microrganismos, mas são benéficos para o processo e não precisam ser incinerados. - Correto, os microrganismos presentes no composto são benéficos e fazem parte do processo de decomposição. d) Não há necessidade de fazer esterilização do composto. - Correto, a esterilização não é necessária para o composto, pois ele é utilizado como adubo natural. e) Processo de decomposição aeróbica e exotérmica da substância orgânica biodegradável pelos microrganismos. - Correto, a compostagem é um processo aeróbico e exotérmico. Analisando as opções, as alternativas a), c), d) e e) estão corretas, mas a pergunta parece buscar uma única resposta. A opção que melhor resume a essência do que é o composto na compostagem é: a) O composto é repleto de matéria orgânica. Essa opção é direta e reflete a principal característica do composto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) Processo de decomposição aeróbica e exotérmica da substância orgânica biodegradável pelos microrganismos. O composto é repleto de matéria orgânica, mas não retém todos os metais, e não é contaminado por bactérias e fungos, portanto, não precisa ser incinerado. O composto pode ser usado como adubo sem a necessidade de esterilização para matar os microrganismos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A incineração é um processo de destruição térmica realizado sob alta temperatura – 900 a 1200 ºC com tempo de residência controlada – e utilizado para o tratamento de resíduos de alta periculosidade, ou que necessitam de destruição completa e segura. Assinale a alternativa que não apresenta vantagem desse processo.
A geração de gases de efeito estufa não é uma vantagem da incineração. O restante das alternativas é.
a) Geradores de gases de efeito estufa.
b) Reduzir bastante o volume de resíduos.
c) Destruir os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
d) Gerar efluente gasoso que será lavado pelo lavador de gases e o líquido resultante terá de sofrer um tratamento na ETE.
e) Os gases de combustão não são libertos a céu aberto se tiver filtros.

O aterro sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública. Quanto ao aterro é verdadeiro:
b) As lagoas que retêm o chorume têm o fundo impermeabilizado.
c) O que será transformado em adubo é o resíduo tratado da compostagem e não do aterro.
d) O chorume será tratado em ETE e o lodo será incinerado.
e) A fermentação lática é para produção de ácido lático.
a) Ocorre instalação de drenos de gás para saída do gás do interior do aterro, sendo que o biogás pode ser recolhido para o aproveitamento energético por meio da ligação de todos os drenos verticais com um ramal central.
b) Ocorre instalação de drenos de gás para saída do gás do interior do aterro, sendo que o biogás pode ser recolhido para o aproveitamento energético por meio da ligação de todos os drenos verticais com um ramal central.
c) O chorume coletado é enviado a lagoas previamente preparadas sem impermeabilização para que haja percolação.
d) O material colocado no aterro é transformado em adubo.
e) O chorume deverá ser queimado, ou seja, incinerado, pois é tóxico.

Associe as etapas do processo utilizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) com o procedimento característico.
o método de cloração é um método altamente efetivo no combate a microrganismos nocivos à saúde e relacionado ao processo de desinfecção. Na filtração consegue-se de fato remover partículas grandes e, por vezes, a depender do tamanho dos filtros até mesmo partículas menores e ou microscópicas. Na decantação, elementos pesados depositam-se no fundo de um recipiente. Na floculação pode-se utilizar sulfato de alumínio para a formação de pequenos coágulos de poeira que acabam sendo posteriormente retirados e a filtração com carbono envolve a passagem da água por camadas de areia, carbono e turfa.
a) 5, 1, 3, 2, 4.
b) 4, 5, 1, 2, 3.
c) 5, 1, 3, 2, 4.
d) 1, 2, 3, 4, 5.

Mais conteúdos dessa disciplina