Buscar

Marcelina trabalha como ascensorista nos elevadores de uma unidade hospitalar de pronto atendimento médico em Cuiabá, cumprindo jornada de seis hor...

Marcelina trabalha como ascensorista nos elevadores de uma unidade hospitalar de pronto atendimento médico em Cuiabá, cumprindo jornada de seis horas diárias. Alegando que, no desempenho da função, se relaciona com pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, estando sujeita à transmissão por contato (direto ou indireto) e pelo ar, ela pretende o recebimento de adicional de insalubridade. A empresa alega que Marcelina não tem direito, tendo em vista não ser profissional de saúde, exercer profissão que tem regulamentação própria e pelo fato de que o contato com os pacientes é meramente intermitente. O direito...
Pode ser reconhecido, pois o caráter intermitente do trabalho executado em condições insalubres não afasta o direito à percepção do adicional.
Não pode ser reconhecido, pois o contato com os pacientes não se dá de forma direta e não requer a manipulação deles, o que é feito por médicos e enfermeiros.
Pode ser reconhecido, pois trata-se de direito assegurado a todos os empregados de hospitais independentemente das atividades executadas.
Não pode ser reconhecido, pois o trabalho dos ascensoristas é regulado por legislação própria, na qual, pelas peculiaridades do trabalho, não há previsão do direito a adicional de insalubridade.
Não pode ser reconhecido, pois somente médicos e enfermeiros têm direito a adicional de insalubridade por contato com pacientes.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Gestao de Praticas Trabalhistas
5 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Pode ser reconhecido, pois o caráter intermitente do trabalho executado em condições insalubres não afasta o direito à percepção do adicional." O adicional de insalubridade é um direito garantido por lei aos trabalhadores que exercem atividades em condições insalubres, ou seja, que oferecem risco à saúde. No caso da Marcelina, mesmo que o contato com os pacientes seja intermitente, ela está exposta a doenças infectocontagiosas, o que caracteriza a insalubridade do ambiente de trabalho. Portanto, ela tem direito ao adicional de insalubridade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais