Buscar

A relação entre física quântica e consciência é repleta de sutilezas e promessas não cumpridas. Para começar, o fenômeno da consciência é, em si me...

A relação entre física quântica e consciência é repleta de sutilezas e promessas não cumpridas. Para começar, o fenômeno da consciência é, em si mesmo, não esclarecido e até mesmo misterioso. Quando consideramos os diversos componentes da consciência, que Damásio (2010; 2015) apontou tão eloquentemente, a união deles não é suficiente para nos permitir compreender, de modo suficientemente sustentado, como surge o atributo qualitativamente distinto da consciência. Considerando o que foi visto na aula 4, considere as afirmativas abaixo: 1. Em outras palavras, assim como o bolinho-de-chuva apenas "ganha vida" após a mistura de seus ingredientes e o preparo, a consciência somente "ganha vida" após a mistura de seus muitos elementos, sendo mais que meramente a soma de suas partes. Il. Se a consciência - e o bolinho-de-chuva - correspondessem a apenas a soma de suas partes, poderíamos antever o resultado final apenas estudando as partes separadamente. E poderíamos criar, por exemplo, robôs realmente conscientes "apenas" dotando-os de uma central de processamento de imagens e outros estímulos (imitando nossos sentidos) (...) III. Temos de considerar também que a consciência se relaciona com outro conjunto de processos mentais muito mais volumosos, complexos e também repleto de pontos a serem esclarecidos que conhecemos popularmente como inconsciente. São corretas apenas as alternativas:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar as alternativas para que eu possa ajudá-lo a escolher a correta.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Avila

A relação entre física quântica e consciência é repleta de sutilezas e promessas não cumpridas. Para começar, o fenômeno da consciência é, em si mesmo, não esclarecido e até mesmo misterioso. Quando consideramos os diversos componentes da consciência, que Damásio (2010; 2015) apontou tão eloquentemente, a união deles não é suficiente para nos permitir compreender, de modo suficientemente sustentado, como surge o atributo qualitativamente distinto da consciência. Considerando o que foi visto na aula 4, considere as afirmativas abaixo:


1. Em outras palavras, assim como o bolinho-de-chuva apenas "ganha vida" após a mistura de seus ingredientes e o preparo, a consciência somente "ganha vida" após a mistura de seus muitos elementos, sendo mais que meramente a soma de suas partes.


Il. Se a consciência - e o bolinho-de-chuva - correspondessem a apenas a soma de suas partes, poderíamos antever o resultado final apenas estudando as partes separadamente. E poderíamos criar, por exemplo, robôs realmente conscientes "apenas" dotando-os de uma central de processamento de imagens e outros estímulos (imitando nossos sentidos) (...)


III. Temos de considerar também que a consciência se relaciona com outro conjunto de processos mentais muito mais volumosos, complexos e também repleto de pontos a serem esclarecidos que conhecemos popularmente como inconsciente.


São corretas apenas as alternativas:


I e ll


Il e ill


I e lll


I, II e Ill

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais