Buscar

O que são orações reduzidas? Como elas se apresentam e como podem ser classificadas? As orações reduzidas se apresentam sem conjunção ou pronome re...

O que são orações reduzidas? Como elas se apresentam e como podem ser classificadas?
As orações reduzidas se apresentam sem conjunção ou pronome relativo, e com o verbo numa das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
As orações reduzidas podem ser classificadas em orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais, dependendo da forma verbal utilizada.

Essa pergunta também está no material:

Apostila-Caixa-Economica-Federal
368 pág.

Concurso Caixa Econômica Federal OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As orações reduzidas são orações que apresentam o verbo em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e não possuem conjunção ou pronome relativo. Elas podem ser classificadas em três tipos: 1. Orações reduzidas de infinitivo: apresentam o verbo no infinitivo e podem exercer função de substantivo, adjetivo ou advérbio na oração principal. Exemplo: "Quero estudar para passar no vestibular" (a oração reduzida de infinitivo "estudar para passar no vestibular" exerce a função de objeto direto do verbo "quero"). 2. Orações reduzidas de gerúndio: apresentam o verbo no gerúndio e podem exercer função de substantivo, adjetivo ou advérbio na oração principal. Exemplo: "Estudando para passar no vestibular, sinto-me mais confiante" (a oração reduzida de gerúndio "estudando para passar no vestibular" exerce a função de advérbio de causa). 3. Orações reduzidas de particípio: apresentam o verbo no particípio e podem exercer função de adjetivo ou advérbio na oração principal. Exemplo: "O livro lido por mim é muito interessante" (a oração reduzida de particípio "lido por mim" exerce a função de adjetivo).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais