Logo Passei Direto
Buscar

Ética

UNIASSELVI
Quando falamos em ética, nos reportamos instantaneamente à vida moral dos homens, e essa moralidade social é permeada de valores, valores estes também constituídos em sociedade. Valor é tudo aquilo que contribui para explicar e para enriquecer o ser genérico do homem, entendendo como ser genérico um conjunto de atributos que constituiriam a essência humana. Baseado nesses atributos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Objetivação. II- Socialidade. III- Consciência. IV- Universalidade. ( ) Universal; o todo; fazer parte de um determinado grupo. ( ) Tomar ciência dos fatos ou de alguma coisa; reconhecimento da realidade; descoberta de algo; capacidade de perceber as coisas. ( ) Que se expressa com a convivência com o outro, em grupo; aprendizagem com o outro; assimilação de normas sociais. ( ) Que expressa prioritariamente por intermédio do trabalho; que proporciona sair do subjetivo e passar para o real e concreto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
User badge image
Ely

há 2 anos

User badge image
Ely

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item e suas definições: 1. Universal; o todo; fazer parte de um determinado grupo. - Isso se refere a IV - Universalidade, pois trata da ideia de algo que abrange o todo e a inclusão em um grupo. 2. Tomar ciência dos fatos ou de alguma coisa; reconhecimento da realidade; descoberta de algo; capacidade de perceber as coisas. - Isso se refere a III - Consciência, que envolve a percepção e o reconhecimento da realidade. 3. Que se expressa com a convivência com o outro, em grupo; aprendizagem com o outro; assimilação de normas sociais. - Isso se refere a II - Socialidade, que diz respeito à interação e convivência social. 4. Que expressa prioritariamente por intermédio do trabalho; que proporciona sair do subjetivo e passar para o real e concreto. - Isso se refere a I - Objetivação, que envolve a transformação do subjetivo em algo concreto através do trabalho. Agora, organizando as associações: - (IV) Universal; o todo; fazer parte de um determinado grupo. - (III) Tomar ciência dos fatos ou de alguma coisa; reconhecimento da realidade; descoberta de algo; capacidade de perceber as coisas. - (II) Que se expressa com a convivência com o outro, em grupo; aprendizagem com o outro; assimilação de normas sociais. - (I) Que expressa prioritariamente por intermédio do trabalho; que proporciona sair do subjetivo e passar para o real e concreto. Portanto, a sequência correta é: IV, III, II, I. Se houver opções de resposta, você deve escolher a que apresenta essa sequência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: III - II - I - IV. Explicação: - Consciência (III) é a capacidade de perceber as coisas e tomar ciência dos fatos ou de alguma coisa. - Socialidade (II) é a capacidade de se expressar com a convivência com o outro, em grupo, assimilação de normas sociais e aprendizagem com o outro. - Objetivação (I) é a capacidade de se expressar prioritariamente por intermédio do trabalho, que proporciona sair do subjetivo e passar para o real e concreto. - Universalidade (IV) é o valor que se refere ao universal, ao todo, fazer parte de um determinado grupo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabemos que a moral é determinada pelas regras e normas criadas pela própria comunidade ou grupo social. Já a ética surge através dos questionamentos do ser humano, pensando nas consequências de seus atos dentro do grupo que está inserido. Quais os fundamentos que Emmanuel Kant traz para explicar sua teoria referente à ética moderna?

a) Incorpora-se a ideia de que a virtude se define através da relação com Deus e não com a cidade ou com os outros. Deus é considerado o único mediador entre os indivíduos.
b) Afirma que as relações sociais são as responsáveis por determinar a ética em cada grupo social, e vontade subjetiva deve ser submetida à vontade social, das instituições da sociedade.
c) Atribui a origem dos valores éticos à emoção. Para ele, o homem forte é aquele que não esconde seus impulsos e desejos, que não se submete à moral demagógica e repressora.
d) Defende que o ser humano levado pelos impulsos, apetites, desejos e paixões não terá autonomia ética, pois a Natureza conduz os interesses de tal modo, usando as pessoas e as coisas como instrumentos para o que desejar.

Mais conteúdos dessa disciplina