Buscar

Método de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.). Para proporcionar um cuidado de alta qualidade, o enfermeiro deve possuir habilidades e co...

Método de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.).

Para proporcionar um cuidado de alta qualidade, o enfermeiro deve possuir habilidades e conhecimentos sobre procedimentos básicos usualmente realizados nos serviços hospitalares e domiciliares. Para além do desenvolvimento simulado da habilidade, o profissional deve dominar a comunicação necessária para educar as pessoas e a sua equipe de saúde composta de técnicos e auxiliares de enfermagem. Além disso, a administração de medicamentos pelo enfermeiro visa à redução de danos às pessoas, visando à segurança e eficácia no tratamento farmacológico.

Fonte: HAUBERT, M. Fundamentos básicos da prática assistencial. Florianópolis: Arqué, 2023.
Nessa atividade, você simulará a realização da administração de medicamento por via subcutânea (SC). Para isso, siga as etapas a seguir:

Etapa 1: realizar a leitura da técnica do procedimento da via subcutânea de administração de medicamentos, indicada nos livros do Plano de ensino da disciplina (constantes na Minha biblioteca: Studeo - biblioteca - minha biblioteca).

a) CARMAGNANI, M. I. S. et al. Procedimentos de Enfermagem: guia prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. E-book.
b) POTTER, P. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. E-book.
c) PERRY, A. G.; POTTER, P. A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. E-book.

Etapa 2: você deverá utilizar um boneco de plástico que contenha os membros do corpo humano (exemplo: bárbie, ken, Suzi). Indicar no corpo do boneco as regiões (locais) na face anterior e posterior, destinadas à aplicação da via subcutânea. Você pode utilizar diversos materiais, como fita adesiva, pintura com canetinha, tinta, o material que tiver disponível).

Etapa 3: organize o roteiro da atividade, inserindo a descrição:

a) Objetivo do procedimento.
b) Materiais.
c) Indicar os nomes das regiões (locais) nas faces anterior e posterior do boneco.
d) Cuidados de enfermagem na realização do procedimento.

Etapa 4: para o envio da atividade, utilize o formulário padrão do M.A.P.A., disponível na pasta material da disciplina dentro do Studeo.

Inserir no formulário três fotos seguindo a ordem das Etapas 2 e 3, sendo a última foto no formato de selfie, segurando o boneco.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Método de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.) é uma atividade que simula a realização da administração de medicamento por via subcutânea (SC). Para realizar a atividade, é necessário seguir as etapas a seguir: Etapa 1: Realizar a leitura da técnica do procedimento da via subcutânea de administração de medicamentos, indicada nos livros do Plano de ensino da disciplina (constantes na Minha biblioteca: Studeo - biblioteca - minha biblioteca). a) CARMAGNANI, M. I. S. et al. Procedimentos de Enfermagem: guia prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. E-book. b) POTTER, P. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. E-book. c) PERRY, A. G.; POTTER, P. A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. E-book. Etapa 2: Utilizar um boneco de plástico que contenha os membros do corpo humano (exemplo: bárbie, ken, Suzi). Indicar no corpo do boneco as regiões (locais) na face anterior e posterior, destinadas à aplicação da via subcutânea. Você pode utilizar diversos materiais, como fita adesiva, pintura com canetinha, tinta, o material que tiver disponível). Etapa 3: Organizar o roteiro da atividade, inserindo a descrição: a) Objetivo do procedimento. b) Materiais. c) Indicar os nomes das regiões (locais) nas faces anterior e posterior do boneco. d) Cuidados de enfermagem na realização do procedimento. Etapa 4: Para o envio da atividade, utilize o formulário padrão do M.A.P.A., disponível na pasta material da disciplina dentro do Studeo. Inserir no formulário três fotos seguindo a ordem das Etapas 2 e 3, sendo a última foto no formato de selfie, segurando o boneco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais