Buscar

(Fatec-1997) As antigas colônias espanholas na América Latina não conseguiram sobreviver dentro de uma unicidade política, acabando por fracionar-s...

(Fatec-1997) As antigas colônias espanholas na América Latina não conseguiram sobreviver dentro de uma unicidade política, acabando por fracionar-se em torno de pólos econômicos e políticos liderados:
a) pelos espanhóis que, não respeitando a subida de José Bonaparte ao trono da Espanha, proclamaram a República.
b) pelos índios, cansados da exploração colonial.
c) pelos mestiços que viviam explorados e que, tomando consciência da sua miséria, lideraram a formação de Juntas Governativas regionais.
d) pelos 'criollos' que almejavam o poder político, criando uma constelação de movimentos que não obedeciam a um comando geral, apesar dos esforços de alguns libertadores.
e) pelo clero, uma vez que a Igreja no século XIX norteava-se pelo princípio de 'dividir para governar'.

Essa pergunta também está no material:

História - Lista de Exercícios com gabarito - América Espanhola - Proj. Medicina
28 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) pelos 'criollos' que almejavam o poder político, criando uma constelação de movimentos que não obedeciam a um comando geral, apesar dos esforços de alguns libertadores. Os criollos eram os descendentes de espanhóis nascidos na América e que ocupavam a elite econômica e política das colônias. Eles lideraram a luta pela independência, mas não tinham uma liderança unificada, o que dificultou a formação de um Estado nacional coeso após a independência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais