Buscar

Proposta nas primeiras décadas do século XX, a teoria da transição demográfica foi formulada à luz da relação entre o crescimento populacional e o ...

Proposta nas primeiras décadas do século XX, a teoria da transição demográfica foi formulada à luz da relação entre o crescimento populacional e o desenvolvimento socioeconômico. Segundo essa teoria, o desenvolvimento econômico e o processo de modernização das sociedades estariam na origem das mudanças nas taxas de natalidade e de mortalidade verificadas em países europeus, com consequentes mudanças nos ritmos de crescimento populacional.


VASCONCELOS, Ana Maria Nogales; GOMES, Marília Miranda Forte. Transição demográfica: a experiência brasileira. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 21, n. 4, p. 539-548, dez. 2012 . 


Levando em consideração os fatores que influenciam na Transição Demográfica e Epidemiológica, ANALISE as afirmações abaixo. 


I. Padrão demográfico: aumentou o número de nascimentos e diminuiu a idade de morrer

II. Perfil de morbimortalidade : a disponibilidade de tecnologias em saúde diminuiu os agravos em saúde e permitiu o aumento da expectativa de vida com consequente envelhecimento da população.

III. Consumo alimentar: aumento de consumo de comidas prontas e fast food contribuindo para a obesidade e doenças correlacionadas – diabetes, hipertensão.

IV. Gasto energético: as pessoas são menos sedentárias e fazem mais exercícios físicos evitando a obesidade.


É correto o que se afirma em:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria da transição demográfica foi formulada à luz da relação entre o crescimento populacional e o desenvolvimento socioeconômico. Segundo essa teoria, o desenvolvimento econômico e o processo de modernização das sociedades estariam na origem das mudanças nas taxas de natalidade e de mortalidade verificadas em países europeus, com consequentes mudanças nos ritmos de crescimento populacional. Analisando as afirmações apresentadas, é correto afirmar que a alternativa II está correta: "Perfil de morbimortalidade: a disponibilidade de tecnologias em saúde diminuiu os agravos em saúde e permitiu o aumento da expectativa de vida com consequente envelhecimento da população."

0
Dislike0
User badge image

Neide da Silva souza

A resposta I II III estão certas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais