Buscar

39) (UFSCar-2008) Semelhante ao desembaçador de vidros de um carro, existe no mercado um desembaçador especial para espelhos de banheiro, freqüente...

39) (UFSCar-2008) Semelhante ao desembaçador de vidros de um carro, existe no mercado um desembaçador especial para espelhos de banheiro, freqüentemente embaçados pela condensação do vapor de água que preenche o ambiente após um banho. A idéia do dispositivo é secar uma área do espelho para que esse possa ser utilizado mesmo após ter sido usado o chuveiro. Suponha que a resistência elétrica não sofra alteração significativa de seu valor com a mudança de temperatura.
a) Atrás do espelho, colado sobre o vidro, encontra-se o circuito esquematizado, originalmente construído para ser utilizado sob uma diferença de potencial de 110V. Determine o que ocorrerá com a corrente elétrica se o desembaçador for ligado a uma diferença de potencial de 220V.
b) Determine o novo valor da potência dissipada, supondo que dois dos fios resistivos tenham sido rompidos durante a montagem do espelho e que o desembaçador não danificado dissipe 40W quando ligado em 110V.

Essa pergunta também está no material:

exercicios_fisica_eletrodinamica_primeira_lei_de_ohm_gabarito
14 pág.

Exercícios de Eletricidade, lei de Ohm, Potência elétrica etc.

Eletricidade Universidade de MaríliaUniversidade de Marília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Se o desembaçador foi projetado para ser utilizado sob uma diferença de potencial de 110V e agora é ligado a uma diferença de potencial de 220V, a corrente elétrica que passa pelo circuito irá dobrar. Isso ocorre porque a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência elétrica. Como a resistência elétrica não sofre alteração significativa de seu valor com a mudança de temperatura, a corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial. b) Se dois dos fios resistivos foram rompidos durante a montagem do espelho, a resistência elétrica do circuito será maior do que a resistência elétrica original. Como a potência elétrica dissipada é diretamente proporcional ao quadrado da corrente elétrica e à resistência elétrica, a potência elétrica dissipada será menor do que a potência elétrica original. Para calcular a nova potência elétrica dissipada, é necessário determinar a resistência elétrica do circuito. Se dois dos fios resistivos foram rompidos, a resistência elétrica do circuito será maior do que a resistência elétrica original. Supondo que a resistência elétrica original do circuito seja R, a nova resistência elétrica será 2R. A potência elétrica dissipada pelo desembaçador quando ligado em 110V é de 40W. Usando a Lei de Ohm, podemos determinar a resistência elétrica original do circuito: P = V²/R 40 = 110²/R R = 302.5 Ω A nova resistência elétrica do circuito será 2R = 605 Ω. Usando a Lei de Ohm novamente, podemos determinar a nova potência elétrica dissipada: P = V²/R P = 220²/605 P ≈ 80.2 W Portanto, o novo valor da potência elétrica dissipada será de aproximadamente 80.2W.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais