Logo Passei Direto
Buscar
Uma competição interna de uma companhia de tratamento de esgoto foi lançada, a fim de reduzir a produção de resíduos no próprio processo de tratamento. As duas ETEs de mesma dimensão foram finalistas e estavam empatadas. O desempate seria a produção de lodo secundário. A ETE-1 era composta por um sistema de peneiras + 1 decantador primário + lodo ativado. Por outro lado, a ETE-2 tinha gradeamento + 3 decantadores em paralelo + reator UASB.
Acerca da ETE vencedora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As ETEs continuam empatadas
B)  Não é possível utilizar esse critério de desempate.
C)  A ETE-2.
D)  A ETE-1.
User badge image
Ricardo Amaral

há 3 anos

User badge image
Ricardo Amaral

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar qual ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) é a vencedora com base na produção de lodo secundário, precisamos considerar os processos de tratamento utilizados por cada uma. A ETE-1 utiliza um sistema de peneiras, um decantador primário e lodo ativado. O lodo ativado tende a gerar uma quantidade significativa de lodo secundário, pois é um processo biológico que produz lodo como subproduto. A ETE-2, por outro lado, utiliza gradeamento, três decantadores em paralelo e um reator UASB (reator anaeróbico de fluxo ascendente). O reator UASB é conhecido por produzir menos lodo secundário em comparação com o lodo ativado, pois o tratamento anaeróbico gera menos biomassa. Dessa forma, a ETE-2, com seu sistema que tende a produzir menos lodo secundário, seria a vencedora. Portanto, a alternativa correta é: C) A ETE-2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar a ETE vencedora com base na produção de lodo secundário, é importante considerar os processos de tratamento de esgoto de cada uma. A ETE-1 é composta por um sistema de peneiras + 1 decantador primário + lodo ativado. Enquanto isso, a ETE-2 possui gradeamento + 3 decantadores em paralelo + reator UASB. O lodo secundário é gerado principalmente nos processos de decantação e digestão biológica, como no lodo ativado e no reator UASB. Considerando que a ETE-2 possui 3 decantadores em paralelo, o que pode gerar uma maior produção de lodo secundário em comparação com a ETE-1, que possui apenas 1 decantador primário, a alternativa correta é: C) A ETE-2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

Considerando que o critério de desempate é a produção de lodo secundário, a alternativa correta é a letra C) A ETE-2. Isso porque o reator UASB é um sistema anaeróbio que produz menos lodo secundário em comparação com o lodo ativado utilizado na ETE-1. Além disso, a ETE-2 possui três decantadores em paralelo, o que aumenta a eficiência do processo de decantação e reduz a quantidade de lodo produzido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre diversos processos de tratamento de efluente doméstico existentes, o sistema de lodo ativado é muito conhecido. Ele se baseia na junção de duas operações unitárias (tanque de aeração e decantador) e uma corrente de reciclo. Como os outros processos, este tem vantagens e desvantagens.
Sobre essas vantagens e desvantagens, analise as sentenças a seguir:
I- Lodos ativados têm a desvantagem de não ser simples.
II- Lodos ativados têm vantagem de ter elevada carga celular.
III- Lodos ativados têm a desvantagem de não ser muito eficiente.
IV- Lodos ativados têm a vantagem de requerer área reduzida para a sua implementação.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Não existe um tratamento de efluente universal e único, existem desvantagens ao lado das suas vantagens técnico-operacionais. Uma operação unitária relevante nesse contexto do tratamento de esgoto é o reator denominado Upflow Anaerobic sludge Blanket (em português, Reator de Manta de Lodo Anaeróbico de Fluxo Ascendente).
Sobre esse tipo de reator, analise as sentenças a seguir:
I- Estabiliza um grande volume de lodo, e é fácil seu descarte.
II- Eficiência elevada quando comparado a outros equipamentos.
III- Não produz nenhum subproduto.
IV- Tolera grande concentração de material orgânico.
A Somente a sentença IV está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina