Buscar

Todos os anos, em 30 de setembro, acontecem em Mossoró, no Rio Grande do Norte, grandes festejos públicos para celebrar a abolição da escravidão, o...

Todos os anos, em 30 de setembro, acontecem em Mossoró, no Rio Grande do Norte, grandes festejos públicos para celebrar a abolição da escravidão, ocorrida na cidade em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. Esses festejos enfatizam a generosidade, o espírito progressista e o pioneirismo das camadas dominantes locais, qualidades que teriam sido decisivas para esse processo abolicionista. Todavia, diversos estudos sobre a libertação dos escravos em Mossoró têm demonstrado que
a) as elites locais no século XIX não precisavam utilizar fundamentalmente mão-de-obra escrava, uma vez que a economia local se baseava no comércio e não na lavoura de exportação.
b) as elites mossoroenses do século XIX reagiram à luta dos negros contra o cativeiro, porém, após a Lei Áurea, apresentaram-se como as principais defensoras da libertação.
c) os senhores de engenho, economicamente decadentes, foram forçados a libertarem seus escravos para se livrarem das despesas com as senzalas.
d) os escravos, fortemente influenciados pelas ideias liberais da Maçonaria, organizaram-se clandestinamente para planejar e executar o movimento libertário.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios do Segundo Reinado
127 pág.

História AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) as elites locais no século XIX não precisavam utilizar fundamentalmente mão-de-obra escrava, uma vez que a economia local se baseava no comércio e não na lavoura de exportação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais