Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: “Licenciado em Medicina na capital brasileira (1832), [...] estreara nas letras com um volume de Poesias (rio de janeiro, 1832) de nítido cunho neoclássico. Mas a viagem à Europa (1833-1837), imprescindível coroamento de todo itinerário acadêmico, pusera-o, em Paris, diante da nova realidade literária encarnada pelo Romantismo. Daí tinham saído por um lado, o manifesto programático, isto é, a revista Niterói, publicada na capital francesa, em 1836, por um grupinho de jovens intelectuais brasileiros que haviam feito [dele] seu líder”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEGAGNO-PICCHIO, Lucia História da literatura brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar/Lacerda Editores, 2004, p. 164. As ideias românticas começaram a circular no Brasil recém-independente graças às vozes de intelectuais e poetas radicados, boa parte deles, em Paris. Foram as atividades desses homens que marcaram o início do Romantismo no Brasil. Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Literatura Brasileira, é considerada como marco inicial do romantismo no Brasil a publicação do livro:

A Iracema, de José de Alencar.
B Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.
C Canção do exílio, de Gonçalves Dias.
D O Ateneu, de Raul Pompeia.
E Macário, de Álvares de Azevedo.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar o marco inicial do Romantismo no Brasil, precisamos considerar as obras e seus autores mencionados nas alternativas. A análise das opções é a seguinte: A) "Iracema", de José de Alencar - Embora seja uma obra importante do Romantismo, não é considerada o marco inicial. B) "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães - Esta obra, publicada em 1836, é frequentemente reconhecida como o primeiro livro de poesias românticas no Brasil e é considerada o marco inicial do Romantismo. C) "Canção do exílio", de Gonçalves Dias - É uma obra famosa, mas não é o marco inicial do Romantismo. D) "O Ateneu", de Raul Pompeia - É uma obra importante, mas não é o marco inicial do Romantismo. E) "Macário", de Álvares de Azevedo - Também é uma obra significativa, mas não é o marco inicial. Portanto, a alternativa correta, que é considerada como marco inicial do Romantismo no Brasil, é: B) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B, Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães. Embora o fragmento de texto mencione a revista Niterói, publicada em Paris em 1836, como um manifesto programático do Romantismo brasileiro, a obra de Gonçalves de Magalhães, publicada em 1836, é considerada o marco inicial do Romantismo no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “O sucesso inicial de Alencar e a primazia literária que assumiu, primazia indisputável, a que Machado de Assis se refere em páginas nítidas, tem sido explicado de muitas maneiras. Há traços, entretanto, apontados por todos os críticos e historiógrafos que se ocuparam do problema. Eles constituem, pois, como que as características do romance alencariano, no consenso geral, as explicações de seu triunfo, os motivos de sua difusão. Em primeiro lugar está, certamente, o romantismo. [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Prefácio. In: ALENCAR, José de. Sonhos D’Ouro. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1953, p. 13. Considerando o fragmento acima e os conteúdos abordados no livro Literatura Brasileira sobre as características da obra de José de Alencar, leia as afirmativas a seguir: I – Apesar de grande prosador, o romance de José de Alencar emprega mal as técnicas da escrita romanesca e falta complexidade psicológica às suas personagens. II – Desenvolveu o indianismo como forma de expressão literária ao trabalhar nos limites entre prosa e poesia em Iracema. III – A maior contribuição de Alencar, entretanto, está no aprofundamento psicológico das personagens, como Paulo, em Lucíola, que oscila entre desejo e nojo por Lúcia. IV – Em As minas de prata, Alencar praticou o romance histórico, no qual levou adiante seu programa de descoberta do Brasil. V - A escrava Isaura (1875), seu romance mais conhecido, é um libelo contra a escravidão e traz uma série de lições morais para o leitor. Estão corretas apenas as afirmativas:
I – Apesar de grande prosador, o romance de José de Alencar emprega mal as técnicas da escrita romanesca e falta complexidade psicológica às suas personagens.
II – Desenvolveu o indianismo como forma de expressão literária ao trabalhar nos limites entre prosa e poesia em Iracema.
III – A maior contribuição de Alencar, entretanto, está no aprofundamento psicológico das personagens, como Paulo, em Lucíola, que oscila entre desejo e nojo por Lúcia.
IV – Em As minas de prata, Alencar praticou o romance histórico, no qual levou adiante seu programa de descoberta do Brasil.
V - A escrava Isaura (1875), seu romance mais conhecido, é um libelo contra a escravidão e traz uma série de lições morais para o leitor.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C II, III e IV.
D III, IV e V.
E II, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina