Buscar

Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam ...

Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam derivado da invaginação e especialização da membrana plasmática da célula procariótica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica se deve ao desenvolvimento de associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres, que ocorreram em três etapas: (1) Uma célula proto-eucarionte hospedou uma bactéria aeróbia, obtendo assim a mitocôndria; (2) Esta célula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta obtendo assim cílios, flagelos e citoesqueleto; (3) Finalmente, esta célula proto-eucarionte hospedou uma cianobactéria e obteve assim os plastos. É verdadeiro que:
I. Esta hipótese chamada Teoria Endossimbiôntica é muito improvável porque a simbiose raramente ocorre na Natureza.
II. A síntese protéica em mitocôndrias e cloroplastos não ocorre na presença de substâncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol.
III. A membrana que envolve as mitocôndrias e plastos é dupla, o que sugere que a bactéria endossimbionte foi fagocitada pela célula proto-eucarionte.
IV. Houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica, inclusive permitindo a maturação de proteínas.
V. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos, não têm DNA próprio e, portanto não podem fazer divisão autônoma.
a) II, III e IV
b) I, II e IV
c) I, II, IV e V
d) IV e V

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Biologia-007-009
3 pág.

Biologia Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) I, II, IV e V". A hipótese da Teoria Endossimbiôntica, proposta por Lynn Margulis, sugere que as células eucarióticas surgiram a partir da associação simbiótica entre diferentes seres, como bactérias aeróbias, espiroquetas e cianobactérias. Essa teoria é aceita atualmente e é suportada por diversas evidências, como a presença de DNA mitocondrial e cloroplastídico, a dupla membrana das organelas e a síntese proteica específica dessas organelas. As afirmativas I, II, IV e V estão corretas, pois a simbiose é um fenômeno comum na natureza, a síntese proteica ocorre nas mitocôndrias e cloroplastos, houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica e as organelas de eucariontes não têm DNA próprio e, portanto, não podem fazer divisão autônoma. A afirmativa III está incorreta, pois a dupla membrana das mitocôndrias e plastos sugere que a bactéria endossimbionte foi envolvida por invaginação da membrana plasmática da célula hospedeira, e não fagocitada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais