Buscar

15. (G1 - cotil 2020) Um indígena, em sua canoa (caia-que, na língua tupi-guarani), pretende fazer um rit-mo constante de 1 remada por segundo, de...

15. (G1 - cotil 2020) Um indígena, em sua canoa (caia-que, na língua tupi-guarani), pretende fazer um rit-mo constante de 1 remada por segundo, deslocando-se por 1,2 km neste rio. Considere que sua remada consiste num movimento de 80 cm de distância entre os pontos de entrada e saída do remo na água. A diferença entre o tempo de subida e de descida do rio, no trecho acima citado, é:
Um indígena, em sua canoa (caia-que, na língua tupi-guarani), pretende fazer um rit-mo constante de 1 remada por segundo, deslocando-se por 1,2 km neste rio. Considere que sua remada consiste num movimento de 80 cm de distância entre os pontos de entrada e saída do remo na água. A diferença entre o tempo de subida e de descida do rio, no trecho acima citado, é:
a) 1000 s
b) 2000 s
c) 3000 s
d) 4000 s

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 1 - Ciências da Natureza-235-237
3 pág.

Enem Ifma Campus CodoIfma Campus Codo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a diferença entre o tempo de subida e de descida do rio, podemos utilizar a fórmula da velocidade média: Vm = ΔS/Δt Onde Vm é a velocidade média, ΔS é a variação da distância percorrida e Δt é a variação do tempo. No caso do indígena, ele rema a uma velocidade constante de 1 remada por segundo, o que significa que ele percorre uma distância de 80 cm a cada remada. Para percorrer 1,2 km, ele precisa dar 1500 remadas (1200 m / 0,8 m por remada). Assim, podemos calcular o tempo total de viagem: Δt = ΔS/Vm Δt = 1500/1 Δt = 1500 s Para calcular a diferença entre o tempo de subida e de descida, precisamos levar em conta que na subida o indígena está remando contra a correnteza, o que diminui sua velocidade, enquanto na descida ele está a favor da correnteza, o que aumenta sua velocidade. Supondo que a velocidade da correnteza seja constante, podemos utilizar a fórmula da velocidade relativa: Vr = V1 - V2 Onde Vr é a velocidade relativa, V1 é a velocidade do indígena e V2 é a velocidade da correnteza. Na subida, a velocidade do indígena é de 80 cm/s e a velocidade da correnteza é contrária, ou seja, tem sentido oposto e mesma intensidade. Assim: Vr(subida) = V1 - V2 Vr(subida) = 80 - 80 Vr(subida) = 0 cm/s Na descida, a velocidade do indígena é de 80 cm/s e a velocidade da correnteza é a favor, ou seja, tem mesmo sentido e mesma intensidade. Assim: Vr(descida) = V1 + V2 Vr(descida) = 80 + 80 Vr(descida) = 160 cm/s A diferença entre o tempo de subida e de descida é dada pela diferença entre as distâncias percorridas em cada sentido, dividida pela velocidade relativa: Δt(subida-descida) = (600 - 600)/0 Δt(subida-descida) = 0 s Portanto, a alternativa correta é a letra A) 1000 s.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais