Buscar

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia Política, sobre a obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, assin...

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia Política, sobre a obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, assinale a alternativa correta:

A O príncipe, em Maquiavel, deve-se amparar nos valores morais de sua época como única garantia para consolidar um Estado.
B Um dos objetivos do príncipe é a constituição de um poder descentralizado, dividido em diferentes territórios.
C O príncipe deve se afastar dos valores mundanos de forma que suas decisões sejam orientadas pelos princípios religiosos de seu tempo.
D A moral deve ser um valor máximo e inquestionável no qual o príncipe deve se basear para tomar suas decisões.
E Maquiavel aconselha o político sobre como obter ou fundar um Estado e, para tal, diferencia as qualidades políticas das morais.

Essa pergunta também está no material:

Sociologia APOL 1 e 2
91 pág.

Sociologia e Ciências Políticas Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "Maquiavel aconselha o político sobre como obter ou fundar um Estado e, para tal, diferencia as qualidades políticas das morais." Nicolau Maquiavel, em sua obra "O Príncipe", apresenta um guia para a ação política, no qual o príncipe deve se preocupar em manter o poder e a estabilidade do Estado, mesmo que para isso seja necessário agir de forma imoral ou antiética. Maquiavel diferencia as qualidades políticas das morais, afirmando que o príncipe deve ser astuto, prudente e saber usar a força quando necessário, sem se preocupar com a moralidade de suas ações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais