Buscar

Leia a citação abaixo: “Weber observa que esse uso da violência não é único instrumento do Estado, uma vez que ele preferencialmente usa outros ins...

Leia a citação abaixo: “Weber observa que esse uso da violência não é único instrumento do Estado, uma vez que ele preferencialmente usa outros instrumentos (convencionamentos racional e moral, negociações, corrupção, etc.)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Gustavo Biscaia de. Introdução à sociologia política. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 81. Com base na citação e nos conteúdos abordados na Aula 3 “Estado e Sociedade na Modernidade” na Videoaula - Tema 02 “Elementos do Estado e a sua definição” sobre a relação entre Estado e Sociedade, assinale a alternativa correta:
A Percebemos que o Estado é algo distante da sociedade porque ambos não se interrelacionam.
B Quando falamos em Estado, estamos nos referindo estritamente à dimensão federal da política.
C O Estado atua federal, regional e localmente, e podemos percebê-lo em nosso cotidiano, como na construção de uma escola, por exemplo.
D O Estado não interfere diretamente no funcionamento sociedade.
E Na medida em que o Estado está institucionalmente consolidado, ele torna-se distante e inacessível aos cidadãos.
C

Essa pergunta também está no material:

Sociologia APOL 1 e 2
91 pág.

Sociologia e Ciências Políticas Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O Estado atua federal, regional e localmente, e podemos percebê-lo em nosso cotidiano, como na construção de uma escola, por exemplo." A citação de Weber menciona que o uso da violência não é o único instrumento do Estado, e que ele prefere usar outros instrumentos, como convencionamentos racional e moral, negociações e corrupção. A partir disso, podemos entender que o Estado atua em diversas esferas, inclusive na construção de escolas, por exemplo, e que ele está presente no cotidiano das pessoas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais