Buscar

Atente para a citação abaixo: “Outra abordagem marxista que considera o nível sistêmico, mas combinando um viés objetivista com um subjetivista, é ...

Atente para a citação abaixo: “Outra abordagem marxista que considera o nível sistêmico, mas combinando um viés objetivista com um subjetivista, é o do italiano Antônio Gramsci (1891-1937)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA, Gustavo Biscaia de. Introdução à sociologia política. Curitiba: Intersaberes, 2016, p. 199. Considerando os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia Política sobre o conceito de dominação ideológica em Antonio Gramsci, assinale a sentença correta:

A Trata-se de uma dominação que se dá no plano das ideias e valores compartilhados socialmente, que não possui relação com as classes sociais.
B Além dos aparelhos repressivos (forças armadas, polícia), os aparelhos ideológicos de Estado seriam a escola, a igreja, os meios de comunicação, responsáveis pela dominação da classe burguesa.
C Classe hegemônica e classe dirigente podem ser consideradas sinônimos, uma vez que ocupam as mesmas posições na estrutura social.
D Por hegemonia, Gramsci classifica o controle militar e político de uma classe sobre outra.
E Quando um grupo de proletários ocupa as principais posições no Estado, sua origem determina o modo com que vão agir politicamente.

Essa pergunta também está no material:

Sociologia APOL 1 e 2
91 pág.

Sociologia e Ciências Políticas Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Além dos aparelhos repressivos (forças armadas, polícia), os aparelhos ideológicos de Estado seriam a escola, a igreja, os meios de comunicação, responsáveis pela dominação da classe burguesa." Antonio Gramsci desenvolveu o conceito de hegemonia, que se refere à dominação ideológica exercida pela classe dominante sobre as demais classes sociais. Para Gramsci, a classe dominante não se limita a exercer o poder por meio da força, mas também por meio da produção e difusão de ideias e valores que são compartilhados socialmente. Os aparelhos ideológicos de Estado, como a escola, a igreja e os meios de comunicação, são responsáveis por disseminar essa ideologia dominante e, assim, manter a dominação da classe burguesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais