Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
2. (UPE-SSA 2 2022) Estudo realizado em florestas ombrófilas do complexo Mata Atlântica, nas Regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia, foram identificadas 37 espécies de musgos. Essa ocorrência se deve principalmente às características abióticas da floresta e da existência de substrato propício para a fixação das espécies, a exemplo de rochas e troncos das árvores. As características abióticas desse bioma favorecem a reprodução das espécies de musgo. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
a) Período quente e úmido da floresta acelera o processo de dispersão dos pólens, que é levado pelos polinizadores até o estigma.
b) Secas periódicas estimulam o crescimento de esporófitos, e ventos espalham os protonemas pelo solo da floresta.
c) Calor da floresta estimula a produção de rizoides e formação de gametófitos jovens, havendo crescimento vegetativo.
d) Gotas de chuva ou respingos, ao atingirem os anterídios, carregam os anterozoides para perto dos arquegônios.
e) Baixa luminosidade estimula a formação de brotos laterais que se desenvolvem em propágulos, dando origem a novas hepáticas.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto dos musgos e suas características de reprodução: a) Período quente e úmido da floresta acelera o processo de dispersão dos pólens, que é levado pelos polinizadores até o estigma. - Esta alternativa não se aplica aos musgos, pois eles não têm flores nem pólens, já que se reproduzem por esporos. b) Secas periódicas estimulam o crescimento de esporófitos, e ventos espalham os protonemas pelo solo da floresta. - Embora os musgos possam ser afetados por secas, essa afirmação não é precisa em relação ao crescimento dos esporófitos. c) Calor da floresta estimula a produção de rizoides e formação de gametófitos jovens, havendo crescimento vegetativo. - Esta alternativa é um pouco confusa, pois o calor não é o principal fator que estimula a formação de rizoides e gametófitos. d) Gotas de chuva ou respingos, ao atingirem os anterídios, carregam os anterozoides para perto dos arquegônios. - Esta alternativa está correta, pois os musgos dependem da água para a movimentação dos anterozoides até os arquegônios para a fertilização. e) Baixa luminosidade estimula a formação de brotos laterais que se desenvolvem em propágulos, dando origem a novas hepáticas. - Esta alternativa fala sobre hepáticas, que são um grupo diferente de plantas não vasculares, e não se aplica aos musgos. Portanto, a alternativa correta é: d) Gotas de chuva ou respingos, ao atingirem os anterídios, carregam os anterozoides para perto dos arquegônios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra B) Secas periódicas estimulam o crescimento de esporófitos, e ventos espalham os protonemas pelo solo da floresta. Isso ocorre porque as florestas ombrófilas da Mata Atlântica possuem características abióticas que favorecem a reprodução das espécies de musgo, como a existência de substrato propício para a fixação das espécies, a exemplo de rochas e troncos das árvores. Além disso, as secas periódicas estimulam o crescimento de esporófitos, que são estruturas reprodutivas dos musgos, e os ventos espalham os protonemas, que são estruturas vegetativas, pelo solo da floresta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. (G1 - COL. NAVAL 2019) Leia o texto abaixo. “Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1ª vez espécie que sobreviveu por longo tempo. Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos. Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais. Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.” Sobre os musgos é correto afirmar que:
a) pertencem ao grupo das pteridófitas, são plantas de grande porte e sua reprodução sexuada não depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino.
b) pertencem ao grupo das pteridófitas, são plantas de pequeno porte e sua reprodução sexuada depende de água para levar o gameta feminino ao encontro do gameta masculino.
c) pertencem ao grupo das gimnospermas, são plantas de grande porte e sua reprodução sexuada não depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino.
d) pertencem ao grupo das briófitas, são plantas de pequeno porte e sua reprodução sexuada depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino.
e) pertencem ao grupo das briófitas, são plantas de grande porte e sua reprodução sexuada não depende de água para levar o gameta feminino ao encontro do gameta masculino.

Mais conteúdos dessa disciplina