Buscar

A prática restaurativa tem como premissa maior reparar o mal causado pela prática do ilícito, que não é visto, a priori, como um fato jurídico cont...

A prática restaurativa tem como premissa maior reparar o mal causado pela prática do ilícito, que não é visto, a priori, como um fato jurídico contrário à norma positiva imposta pelo Estado, mas sim como um fato ofensivo à pessoa da vítima e que quebra o pacto de cidadania reinante na comunidade. Portanto, o crime, para a justiça restaurativa, não é apenas uma conduta típica e antijurídica que atenta contra bens e interesses penalmente tutelados, mas, antes disso, é uma violação nas relações entre infrator, a vítima e a comunidade, cumprindo, por isso, à Justiça Restaurativa identificar as necessidades e obrigações oriundas dessa relação e do trauma causado e que deve ser restaurado.


Com base nesta informação analise as asserções abaixo:



  1. A justiça restaurativa fomenta e articula a conscientização sobre os resultados negativos da punição, 


Pois, 


  1. Esta não cria a real responsabilização, pois esta acontecerá somente quando os atos praticados pelo ofensor forem encarados, isto significa; quando este souber e tiver discernimento dos impactos que sua conduta causou.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:



Escolha uma opção:

a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

e. As asserções I e II são proposições falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A justiça restaurativa busca reparar o mal causado pela prática do ilícito, não se limitando a punir o infrator, mas sim a conscientizá-lo sobre os impactos de sua conduta. A asserção I é verdadeira. A responsabilização do infrator na justiça restaurativa não se dá apenas pela punição, mas sim pelo reconhecimento dos impactos causados por sua conduta. A asserção II é verdadeira e justifica a asserção I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais