“Afinal de contas, o que dá unidade à história grega? Não é a história de um país específico ou de um território, já que ‘os gregos se espalharam por toda a bacia do Mediterrâneo e além’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Uma morfologia da História: as formas da História Antiga. Politeia, Vitória da Conquista-BA, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2003. p. 53.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre geografia e política na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta:
AO relevo acidentado do território foi determinante para que a Grécia Antiga nunca se unificasse em um Estado centralizado.
BAs amplas planícies do território grego foram a base da formação do Império grego centralizado em Atenas.
CO relevo acidentado favoreceu, ainda que não fosse determinante, a fragmentação política da Grécia Antiga.
DAs cidades-Estado diferiam em função da posição geográfica, sendo as montanhosas as que apresentavam maior população.
EApesar das facilidades das comunicações marítimas, nenhuma cidade grega chegou a formar um império marítimo.
Ed
há 8 meses
A alternativa correta é: C - O relevo acidentado favoreceu, ainda que não fosse determinante, a fragmentação política da Grécia Antiga. Isso se deve ao fato de que a geografia montanhosa da Grécia dificultou a unificação em um único Estado, levando à formação de várias cidades-Estado independentes.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra C: "O relevo acidentado favoreceu, ainda que não fosse determinante, a fragmentação política da Grécia Antiga."