Buscar

Tendo como referência os artigos “Questão social e direitos” (BEHRING; SANTOS, 2009) e “Direitos Sociais e Sociedade de Classes: o Discurso do Dire...

Tendo como referência os artigos “Questão social e direitos” (BEHRING; SANTOS, 2009) e “Direitos Sociais e Sociedade de Classes: o Discurso do Direito a Ter Direitos” (GUERRA, 2011), atribua V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) Quando os direitos são conquistados e regulados na forma da lei, tem-se a superação da desigualdade social e das formas de opressão vigentes na vida cotidiana.
( ) O que se põe no Brasil é a necessidade do reconhecimento legal-positivo dos direitos, condição que garante a efetivação dos mesmos.
( ) A questão social expressa a fragilidade dos direitos individuais civis e políticos e de uma concepção de direito natural, de caráter universalizante.
( ) O discurso do direito na sociedade burguesa tem sido um instrumento de regulação que participa das estratégias de controle do Estado sobre a classe trabalhadora.
( ) Pode-se se dizer que é preciso reconhecer o limite do direito na sociedade de classes, e, ao mesmo tempo, e contraditoriamente, buscar a sua universalização.
a) F, V, V, F, F.
b) F, F, V, V, V.
c) V, V, V, F, V.
d) V, F, F, V, F.

Essa pergunta também está no material:

PROVA-ASSISTENTE-SOCIAL-sem-capa
13 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c": V, V, V, F, V. Justificativa: - A primeira afirmativa está incorreta, pois a conquista e a regulamentação dos direitos não garantem a superação da desigualdade social e das formas de opressão vigentes na vida cotidiana. Portanto, a primeira afirmativa é falsa (F). - A segunda afirmativa está correta, pois o reconhecimento legal-positivo dos direitos é uma condição necessária para a efetivação dos mesmos. Portanto, a segunda afirmativa é verdadeira (V). - A terceira afirmativa está correta, pois a questão social expressa a fragilidade dos direitos individuais civis e políticos e de uma concepção de direito natural, de caráter universalizante. Portanto, a terceira afirmativa é verdadeira (V). - A quarta afirmativa está incorreta, pois o discurso do direito na sociedade burguesa não é apenas um instrumento de regulação que participa das estratégias de controle do Estado sobre a classe trabalhadora. Portanto, a quarta afirmativa é falsa (F). - A quinta afirmativa está correta, pois é preciso reconhecer o limite do direito na sociedade de classes, e, ao mesmo tempo, buscar a sua universalização. Portanto, a quinta afirmativa é verdadeira (V).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais