Buscar

96 No CP brasileiro, a situação correspondente ao estado de necessidade somente exclui a ilicitude do fato, e por isso não afeta a culpabilidade da...

96 No CP brasileiro, a situação correspondente ao estado de necessidade somente exclui a ilicitude do fato, e por isso não afeta a culpabilidade da conduta.

Gabarito: Errado
Comentário: O Código Penal adota a teoria unitária quanto ao estado de necessidade justificante, excluindo, dessa forma, a ilicitude do fato. Por conseguinte, se o fato não é mais crime, por causa da exclusão da ilicitude, acaba afetando a culpabilidade, uma vez que não será imputada pena alguma ao agente do estado de necessidade. A questão não fala de exclusão da culpabilidade (teoria diferenciadora), mas apenas de afetação pelo fato de haver a exclusão de ilicitude. Afastar a culpabilidade é diferente de afetar a culpabilidade.

Essa pergunta também está no material:

53283_-_05
19 pág.

Policia Civil Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação apresentada na questão está incorreta. O estado de necessidade, no Código Penal brasileiro, exclui a ilicitude do fato e, por consequência, afeta a culpabilidade da conduta. Isso ocorre porque, ao excluir a ilicitude, o agente não pode ser punido pelo fato praticado em estado de necessidade. Portanto, a resposta correta é: "Errado".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais