Buscar

Maria Helena de Moura Neves (2003) afirma que “estudar gramática é refletir sobre o uso linguístico, sobre o exercício da linguagem”. Aplicando-se ...

Maria Helena de Moura Neves (2003) afirma que “estudar gramática é refletir sobre o uso linguístico, sobre o exercício da linguagem”. Aplicando-se esse conceito ao texto de Machado de Assis, conclui-se corretamente que, na passagem
A mudança de posição dos termos “autor” e “defunto” não lhes muda a classe gramatical.
A repetição do verbo e o emprego do pretérito do subjuntivo enfatizam a aversão do narrador.
O emprego do artigo antes do numeral tem como objetivo conferir precisão a este.
As formas verbais no tempo presente criam uma aproximação com o leitor.
O diminutivo, a repetição e a inversão dos termos visam reforçar a melancolia do momento.
A) “... eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor...” (1o parágrafo), a mudança de posição dos termos “autor” e “defunto” não lhes muda a classe gramatical.
B) “Não digo que se carpisse, não digo que se deixasse rolar pelo chão, convulsa.” (3o parágrafo), a repetição do verbo e o emprego do pretérito do subjuntivo enfatizam a aversão do narrador.
C) “Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro...” (2o parágrafo), o emprego do artigo antes do numeral tem como objetivo conferir precisão a este.
D) “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim...” (1o parágrafo), as formas verbais no tempo presente criam uma aproximação com o leitor.
E) “... peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste...” (2o parágrafo), o diminutivo, a repetição e a inversão dos termos visam reforçar a melancolia do momento.

Essa pergunta também está no material:

VUNESP QUESTÕES PORTUGUÊS
16 pág.

Português Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) “... eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor...” (1o parágrafo), a mudança de posição dos termos “autor” e “defunto” não lhes muda a classe gramatical. Isso ocorre porque a mudança de posição dos termos "autor" e "defunto" não altera a classe gramatical deles, ou seja, "autor" continua sendo um substantivo e "defunto" continua sendo um adjetivo. A afirmação de Maria Helena de Moura Neves de que estudar gramática é refletir sobre o uso linguístico e o exercício da linguagem é aplicada corretamente nessa alternativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais