Logo Passei Direto
Buscar
Um dos aspectos primordiais do Direito Administrativo brasileiro é o de ser um conjunto
a. de princípios e normas aglutinador dos poderes do Estado de maneira a colocar o administrado em relação de subordinação hierárquica a tais poderes.
b. de princípios e normas que não alberga a noção de bem de domínio privado do Estado.
c. instrumental de princípios e normas que regula exclusivamente as relações jurídicas administrativas entre o Estado e o particular.
d. de princípios e normas limitador dos poderes do Estado.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "c", pois o Direito Administrativo brasileiro é um conjunto de princípios e normas que regulam as relações jurídicas administrativas entre o Estado e o particular. Ou seja, ele é um instrumento que visa garantir a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência na administração pública, além de proteger os direitos dos cidadãos em suas relações com o Estado. As outras alternativas apresentam conceitos equivocados ou incompletos sobre o Direito Administrativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O INSS, em processo administrativo, concluiu, com base em entendimento antigo e recorrente na autarquia, que a servidora pública Kátia deveria ressarcir determinada quantia aos cofres públicos. A referida servidora recorreu e, quando ainda pendente o julgamento do recurso administrativo, o INSS tomou ciência de decisão do STF proferida em sede de reclamação, na qual se consagrava o entendimento de que o servidor, em casos análogos ao de Kátia, não tem o dever de ressarcir a quantia. Nessa decisão, o STF entendeu ter sido violado enunciado de súmula vinculante. Com referência a essa situação hipotética e com enfoque nos reflexos da súmula vinculante no processo administrativo, assinale a opção correta.
a. A autoridade responsável pelo julgamento do processo administrativo não se sujeita à responsabilização pessoal caso não ajuste a decisão administrativa reiteradamente aplicada ao comando da súmula.
b. Os enunciados de súmula vinculante só vinculam o Poder Judiciário, com exceção do STF, e a administração direta, não abarcando as autarquias.
c. O INSS deve seguir o entendimento firmado na súmula vinculante e adequar suas futuras decisões ao enunciado da súmula.
d. Ao julgar o processo administrativo, a autoridade pode proferir decisão sem abordar a questão relativa à súmula caso entenda que está não seja aplicável à espécie.

O direito brasileiro adota como sistema administrativo (regime de correção dos atos administrativos ilegais) o(a):
a. Contencioso administrativo.
b. Sistema francês.
c. Devido processo legal.
d. Jurisdição única ou sistema Inglês.
e. Jurisdição romano-germânica bipolar.

Compromissos republicanos, liberalismo político e econômico, proteção dos direitos individuais e, especialmente, independência da Administração Pública foram valores postos pela Revolução Francesa que, sob os influxos da teoria de Montesquieu, deram origem ao contencioso adminis- trativo. À vista desses parâmetros, pode-se afirmar que
a. no Brasil, adota-se o sistema da jurisdição única visando dar efetivo cumprimento ao regime jurídico-constitucional de proteção e garantia dos direitos individuais contra abuso ou arbítrio do Estado.
b. a instalação do Conselho Nacional de Justiça significa a introdução do contencioso administrativo no sistema jurídico-administrativo brasileiro com o efeito de impedir o abuso ou arbítrio dos juízes.
c. os Tribunais de Contas produzem decisões com a qualidade de definitivas, próprias do sistema do contencioso administrativo.
d. o sistema do contencioso administrativo é o que melhor atende ao atual conceito de Estado Democrático de Direito porque coloca o Estado, no plano jurisdicional judicial, em pé de igualdade com o particular.

Se o Direito Administrativo for conceituado como:
I. O sistema dos princípios jurídicos que regulam a atividade do Estado para o cumprimento de seus fins.
II. O conjunto de normas que regem as relações entre Administração e os administrados.
III. O conjunto de princípios que regem a Administração Pública. Seu fundamento repousa nos critérios denominados, respectivamente,
a. das relações jurídicas, da administração pública e da atividade jurídica ou social do Estado.
b. negativo ou residual, da atividade jurídica ou social do Estado e teleológico.
c. do serviço público, do Poder Executivo e residual ou negativo.
d. da Administração Pública, do serviço público e do Poder Executivo.
e. teleológico, das relações jurídicas e da administração pública.

Mais conteúdos dessa disciplina