Buscar

Analise as afirmativas sobre a bioeletrogenese: I. O potencial de ação para um determinado neurônio é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo,...

Analise as afirmativas sobre a bioeletrogenese:
I. O potencial de ação para um determinado neurônio é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o potencial de ação obedece à lei do tudo ou nada.
II. A redução da concentração de K+ no líquido extracelular pode provocar fraqueza muscular, câimbras e até paralisia, isso porque essas células apresentam-se hiperpolarizada.
III. Os potenciais excitatório pós-sinápticos surgem pelo aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons Na+.
a. I, II e III
b. I, apenas
c. I e II, apenasI
d. II, apenas
e. II e III, apenas

Essa pergunta também está no material:

Atividade Online Pontuada 01_ Revisao da tentativa
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I e II, apenas. Justificativa: I. O potencial de ação para um determinado neurônio é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o potencial de ação obedece à lei do tudo ou nada. Essa afirmação está correta, pois o potencial de ação é um fenômeno "tudo ou nada", ou seja, quando o limiar de despolarização é atingido, o potencial de ação é gerado com a mesma amplitude e duração, independentemente da intensidade do estímulo. II. A redução da concentração de K+ no líquido extracelular pode provocar fraqueza muscular, câimbras e até paralisia, isso porque essas células apresentam-se hiperpolarizada. Essa afirmação também está correta, pois a redução da concentração de K+ no líquido extracelular pode levar a uma hiperpolarização da membrana celular, o que dificulta a geração do potencial de ação e pode levar a sintomas como fraqueza muscular, câimbras e paralisia. III. Os potenciais excitatórios pós-sinápticos surgem pelo aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons Na+. Essa afirmação está incorreta, pois os potenciais excitatórios pós-sinápticos surgem pelo aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons Na+ e/ou Ca2+. Portanto, a alternativa correta é a letra c) I e II, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais