Buscar

(AOCP/2020, com modificações) A produção teórica de Max Weber abrange diferentes áreas do conhecimento social. Sobre Max Weber, considere as afirma...

(AOCP/2020, com modificações) A produção teórica de Max Weber abrange diferentes áreas do conhecimento social. Sobre Max Weber, considere as afirmações a seguir.
I. A ideia de que a sociedade define os indivíduos é enfaticamente negada na teoria de Weber.
II. Os “tipos ideais” são uma normatização e tradução objetiva da realidade com o intuito, segundo Weber, de estruturar um quadro para que o mundo social possa ser compreendido.
III. O conceito de racionalização representa o essencial para a compreensão da teoria de Weber sobre a modernidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.

Essa pergunta também está no material:

cienciasSociaisUnidade1 (1)
8 pág.

Ciências Sociais Faculdade SumaréFaculdade Sumaré

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e III. A afirmação I está incorreta, pois Weber não nega que a sociedade influencia os indivíduos, mas sim que os indivíduos também possuem capacidade de ação e influência sobre a sociedade. Já a afirmação II está correta, pois os "tipos ideais" são uma construção teórica que busca simplificar e generalizar a realidade social para fins de análise. Por fim, a afirmação III também está correta, pois a racionalização é um conceito central na teoria de Weber sobre a modernidade, que se caracteriza pela crescente burocratização e racionalização das esferas sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais