Buscar

Sobre a tuberculose extrapulmonar, considere as afirmativas a seguir. I. A tuberculose de coluna (Mal de Pott) é responsável por até 50% dos casos ...

Sobre a tuberculose extrapulmonar, considere as afirmativas a seguir.
I. A tuberculose de coluna (Mal de Pott) é responsável por até 50% dos casos de tuberculose óssea, sendo a coluna torácica baixa e lombar os locais mais comumente acometidos. O tratamento pode ser feito com antituberculostáticos por 12 meses.
II. A tuberculose pericárdica tem apresentação subaguda ou crônica. Os sintomas mais comuns são dor torácica, tosse seca, dispneia e, raramente, evolui para tamponamento cardíaco. O tratamento de escolha é feito com antituberculostáticos por, pelo menos, 6 meses.
III. A meningite tuberculosa tem, geralmente, apresentação clínica subaguda ou crônica. A análise do líquor apresenta pleocitose com predomínio linfomononuclear com hipoglicorraquia e pesquisa de BAAR (bacilos álcool-ácido resistentes) em líquor frequentemente positiva. O tratamento é realizado com antituberculostáticos associados a corticoides por 9 a 12 meses.
IV. O diagnóstico de tuberculose pleural é, costumeiramente, realizado pela análise do líquido pleural, que tem características clássicas de exsudato com predomínio de polimorfonucleares e níveis elevados de adenosina deaminase (ADA). O tratamento de escolha é feito com antituberculostáticos por 6 meses.
A Somente as afirmativas I e II são corretas.
B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Essa pergunta também está no material:

Derrame Pleural
175 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Somente as afirmativas I e IV são corretas. A afirmativa I está correta, pois a tuberculose de coluna é responsável por até 50% dos casos de tuberculose óssea, sendo a coluna torácica baixa e lombar os locais mais comumente acometidos. O tratamento pode ser feito com antituberculostáticos por 12 meses. A afirmativa II está incorreta, pois a tuberculose pericárdica tem apresentação aguda e não subaguda ou crônica. Os sintomas mais comuns são dor torácica, tosse seca, dispneia e, raramente, evolui para tamponamento cardíaco. O tratamento de escolha é feito com antituberculostáticos por, pelo menos, 6 meses. A afirmativa III está incorreta, pois a meningite tuberculosa tem apresentação clínica aguda e não subaguda ou crônica. A análise do líquor apresenta pleocitose com predomínio linfomononuclear com hipoglicorraquia e pesquisa de BAAR (bacilos álcool-ácido resistentes) em líquor frequentemente positiva. O tratamento é realizado com antituberculostáticos associados a corticoides por 9 a 12 meses. A afirmativa IV está correta, pois o diagnóstico de tuberculose pleural é, costumeiramente, realizado pela análise do líquido pleural, que tem características clássicas de exsudato com predomínio de polimorfonucleares e níveis elevados de adenosina deaminase (ADA). O tratamento de escolha é feito com antituberculostáticos por 6 meses.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais