Buscar

Texto 1 Ao criar uma classe, em vez de escrever variáveis de instância e métodos completamente novos, o programador pode indicar que a nova classe ...

Texto 1

Ao criar uma classe, em vez de escrever variáveis de instância e métodos completamente novos, o programador pode indicar que a nova classe deve herdar as variáveis de classe, propriedades e métodos de outra classe. A classe anteriormente definida é chamada de classe base, e a nova classe é referida como classe derivada. (Outras linguagens de programação, como Java, se referem à classe base como superclasse e à classe derivada como subclasse). Uma vez criada, cada classe derivada pode se tornar a classe base de futuras classes derivadas. Uma classe derivada, na qual variáveis de classe, propriedades e métodos exclusivos são normalmente adicionados, é frequentemente maior do que sua classe base. Portando, uma classe derivada é mais específica do que sua classe base e representa um grupo mais especializado de objetos. Normalmente, a classe derivada contém os comportamentos de sua classe base e comportamentos adicionais. A classe base direta é a classe base a partir da qual a classe derivada herda explicitamente. Uma classe base indireta é herdada de dois ou mais níveis acima na hierarquia de classes. No caso de herança simples, uma classe é derivada de uma única classe base.

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. C#: como programar. 1. ed. Pearson, São Paulo. 2003. p. 294.

 

Texto 2

 

Em Ciência da Computação, é fundamental o trabalho com conjunto de dados, que podem representar coleções de: números, dados de um funcionário, dados de um produto, entre outros. Esses conjuntos são aqui chamados de conjuntos dinâmicos, pois os algoritmos que os manipulam fazem com que eles cresçam, encolham ou sofram alterações ao longo do tempo. Assim, as principais operações sobre os conjuntos dinâmicos são: inserir um elemento, excluir outro, buscá-lo, encontrar o maior, o menor, contar os elementos, alterá-los, buscar o elemento sucessos e o predecessor.

Uma estrutura de dados do tipo lista representa um conjunto de dados organizados em ordem linear. Quando a estrutura lista é representada por um arranjo, ou seja, é feita a utilização de vetores na representação, tem-se o uso de endereços contíguos de memória do computador e a ordem linear é determinada pelos índices do vetor, o que em algumas situações exige um maior esforço computacional. Tal representação denomina-se lista estática. Quando a estrutura lista é representada por elementos que, além de conter o dado, possuem também um ponteiro para o próximo elemento, ou seja, elementos encadeados, tem-se a representação denominada lista dinâmica. Toda lista dinâmica tem pelo menos um ponteiro para o início.

ASCENCIO, Ana F. G. Estrutura de Dados: algoritmos, análise da complexidade e implementações em Java e C/C". 1. ed. Pearson, São Paulo. 2010. p. 105.



 

Defina o que é herança no contexto de programação orientada a objetos e por qual motivo é um dos pilares desse paradigma de programação, argumentando as vantagens de sua utilização. Depois, defina o que são listas e a diferença entre listas estáticas e dinâmicas, para, finalmente, relacionar a utilização de herança e implementação de soluções computacionais no contexto de programação orientada a objetos, elencando qual a sua relação com o uso de estruturas de dados, argumentando a relação de listas com classes e, possivelmente, também com herança.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No contexto da programação orientada a objetos, herança é um mecanismo que permite que uma classe (chamada de classe derivada ou subclasse) herde atributos e métodos de outra classe (chamada de classe base ou superclasse). A herança é um dos pilares da programação orientada a objetos, juntamente com encapsulamento e polimorfismo. As listas são estruturas de dados que representam conjuntos de dados organizados em ordem linear. As listas podem ser estáticas ou dinâmicas. As listas estáticas são representadas por um arranjo, enquanto as listas dinâmicas são representadas por elementos encadeados que possuem um ponteiro para o próximo elemento. Toda lista dinâmica tem pelo menos um ponteiro para o início. A utilização de herança pode ser relacionada à implementação de soluções computacionais no contexto da programação orientada a objetos, pois permite que as classes derivadas herdem comportamentos e atributos de suas classes base, evitando a repetição de código. As estruturas de dados, como as listas, podem ser implementadas por meio de classes, e a herança pode ser utilizada para criar classes derivadas que adicionam comportamentos específicos às classes base, como a adição de novos métodos ou atributos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais