Buscar

A aprendizagem, segundo Gagné (apud MOREIRA, 1999), é uma mudança de estado interior que se manifesta por meio da mudança de comportamento e na per...

A aprendizagem, segundo Gagné (apud MOREIRA, 1999), é uma mudança de estado interior que se manifesta por meio da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança. Ressalta que as condições internas e externas diferentes são necessárias para cada tipo de aprendizado. Estes tipos de comportamentos encontram-se hierarquizados, ou seja, a aquisição de um está condicionada pela aquisição de outro que lhe seja anterior. Abaixo encontramos alguns tipos de aprendizagem, do mais simples ao mais complexo, de Gagné (apud MOREIRA, 1999)Conforme ele: A - Aprendizagem de sinais: reflexo condicionado (Pavlov, 1927), com respostas gerais, difusas e emocionais. Tipo involuntário de comportamento que pode ser prontamente adquirido em conexão com determinado sinal. B - Aprendizagem em cadeia: ligação em sequência de duas ou mais conexões S→R anteriormente apreendidas, desde que haja continuidade entre elas. Tipo de aprendizagem que envolve uma determinada sequência ou ordem de ações. C - Aprendizagem de associação verbal: a aprendizagem humana de respostas verbais a estímulos que são palavras ou pares de palavras. Aprendizagem estímulo-resposta: a resposta do aprendiz é instrumental em relação a um evento reforçador. D Aprendizagem de conceitos: identificação correta de um objeto ou fato que surge pela primeira vez, como pertencendo a uma classe. Adquirir noção de “sistema”. Aprendizagem de informação verbal: aprendizagem de proposições significativas, que demanda um processamento interno ou mental.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A aprendizagem, segundo Gagné (apud MOREIRA, 1999), é uma mudança de estado interior que se manifesta por meio da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança. Ressalta que as condições internas e externas diferentes são necessárias para cada tipo de aprendizado. Estes tipos de comportamentos encontram-se hierarquizados, ou seja, a aquisição de um está condicionada pela aquisição de outro que lhe seja anterior. Abaixo encontramos alguns tipos de aprendizagem, do mais simples ao mais complexo, de Gagné (apud MOREIRA, 1999): A - Aprendizagem de sinais: reflexo condicionado (Pavlov, 1927), com respostas gerais, difusas e emocionais. Tipo involuntário de comportamento que pode ser prontamente adquirido em conexão com determinado sinal. B - Aprendizagem em cadeia: ligação em sequência de duas ou mais conexões S→R anteriormente apreendidas, desde que haja continuidade entre elas. Tipo de aprendizagem que envolve uma determinada sequência ou ordem de ações. C - Aprendizagem de associação verbal: a aprendizagem humana de respostas verbais a estímulos que são palavras ou pares de palavras. D - Aprendizagem estímulo-resposta: a resposta do aprendiz é instrumental em relação a um evento reforçador. E - Aprendizagem de conceitos: identificação correta de um objeto ou fato que surge pela primeira vez, como pertencendo a uma classe. Adquirir noção de “sistema”. F - Aprendizagem de informação verbal: aprendizagem de proposições significativas, que demanda um processamento interno ou mental.

0
Dislike0
User badge image

Tamara Bovary

A aprendizagem, segundo Gagné (apud MOREIRA, 1999), é uma mudança de estado interior que se manifesta por meio da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança. Ressalta que as condições internas e externas diferentes são necessárias para cada tipo de aprendizado. Estes tipos de comportamentos encontram-se hierarquizados, ou seja, a aquisição de um está condicionada pela aquisição de outro que lhe seja anterior. Alguns tipos de aprendizagem para Gagné (apud MOREIRA, 1999) são: aprendizagem de sinais, em cadeia, de associação verbal, estímulo resposta, de conceitos, de informação. Diante do exposto, analise a sentença, completando-a com a qual aprendizagem ela se refere:

____________________________: identificação correta de um objeto ou fato que surge pela primeira vez, como pertencendo a uma classe. Adquirir noção de “sistema”.

Agora, assinale a alternativa que completa a sentença:

A

Aprendizagem de sinais

B

B, Alternativa correta

Aprendizagem de conceitos

C

C, Alternativa Errada

Aprendizagem de associação verbal

D

Aprendizagem em cadeia


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais